TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Didática

Por:   •  21/11/2021  •  Dissertação  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE SUZANO- UNISUZ

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

LUCIANA MORAES DA SILVA

MARÍLIA LINS SARAIVA

RODRIGO BARBOSA A TELES

SHEILA MARINA DE A GUEDES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR PEDAGÓGICO

SUZANO

2020

Introdução:

O presente texto vem trazer uma breve reflexão sobre a alfabetização e letramento: Educador e os Desafios de Ensinar.

Com os recentes avanços no que diz respeito à estudos no sentido de uma perspectiva em sanar divergências entre o que são ou não problemas de aprendizagem, visando um olhar atento às capacidades tanto de aprendizagens quanto de ensinagens.

Neste sentido, nos debruçaremos no entendimento de uma escrita atenta no que se refere a alfabetização e letramento quanto desafios e enfrentamentos.

 O assunto é instigante e desafiador contudo prazeroso e gratificante.

A leitura e a escrita devem ser entendidos como prática de transformação, que pode agir sobre uma sociedade, trazendo frutos, afirmando a liberdade e tirando um mundo da alienação.

Sabemos que a alfabetização e o letramento são processos complexos que devem caminhar juntos e, talvez esse seja o maior desafio de professores alfabetizadores. Esse processo seja ele ou não ramificado entre alfabetização e letramento é uma preocupação e um debate a ser fomentado, é preciso ressignificar.

Dentro do progresso da educação muito já foi estipulado e experimentado. Podemos até mesmo afirmar que tudo foi válido como experiência, para que nos dias de hoje o tema gerasse tanta discussão, como por exemplo as RCNEI e DCNEI, que serviam como orientações de conteúdos e objetivos de aprendizagem.

Podemos salientar o processo de alfabetização e letramento, que o educador consegue despertar o gosto pela leitura, melhorando seu desempenho linguístico, além de colocá-lo numa perspectiva de conhecimento produtivo. Mas também é válido ressaltar que uma vez que há exemplos leitores, na aprendizagem informal (família) há grandes chances de apreço que antecede à escola.

Há a necessidade de o professor compreender e respeitar o tempo de aprendizagem e assimilação de cada aluno, mediar conteúdos significativos para uma compreensão e automaticamente tornar os alunos pesquisadores curiosos e interessados neste processo.

O grande desafio do educador é sair “fora da caixinha”; o educador mediador atento a realidade e disposto a trabalhar significações, ainda absorvendo diversidades e transforma-las em projetos de forma criativa, atendendo as realidades humanas, aliando ideias e respeitando as práticas pedagógicas.

O educador deve ter a competência polivalente para trabalhar com conteúdos diversificados. Deve também, estar preparado para inserir nas matérias, a serem trabalhadas em sala de aula, atividades com informações retiradas da realidade social.

( PORT; SÉRGIO EDUARDO 2017 p.19)

Sabemos que nos dias de hoje, o educador tem que mostrar à criança uma visão das diferentes maneiras do aprender, desenvolver criticidade, fazendo várias observações do contexto, oferecendo possibilidades diversas e se atentando ao tempo de cada indivíduo, não esquecendo de proporcionar um ambiente harmônico, fomentando sempre conteúdos, mas sobre tudo o educador deve ter claro o seu papel de formador quanto a estímulos, autonomia e humanização.

No entanto, quando se fala no processo de aprendizagem, principalmente na alfabetização, é necessário que sejam questionadas as condições em que a criança inicia, se já está suficientemente preparada, madura para que seu aprendizado realmente aconteça. A aprendizagem é gradual, cumulativa e contínua.

Intrinsicamente ligada ao processo de construção do perfil psicológico, caráter e memórias, a auto estima do educando influencia no processo de aprendizagem. Uma criança com baixa auto- estima pode ser fadada ao insucesso, isso também pode estar ligado a complexidade da relação interna e externa para resoluções de situações problema, situações essas que podem se tornar gigantescas quando não observadas.

A influência de um professor também pode tanto motivar como trazer desmotivação, porém uma influência sábia, cautelosa e com amor, pode trazer conquistas significativas, com olhar aguçado esse mesmo professor precisa entender limites de relação, confiança e méritos com seu alunos.

Vale ressaltar que a motivação está ligada a compreensão seja ela: do ambiente ou do profissional. É um campo reflexivo quanto a disponibilidade do educando também, o qual pode estar esperançoso ou disperso. O educando capta rapidamente quando o ambiente está desiquilibrado em algum eixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com