TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TICS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

O crescimento de armazenagem e conservação de informações, dados, formas de conhecimentos e a aproximação mundial são características definidas que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) proporciona. Pessoas de todo o planeta estão conectadas, divulgando impressões, compartilhando informações e espalhando diversas formas de conhecimento e culturas. As Tics estão fazendo uma função muito importante na forma de comunicação.

Segundo Kohn e Moraes (2007, p.5), a sociedade se movimenta hoje no que se denomina Era Digital. Vocábulo usado na representação dos avanços tecnológicos originado da Terceira Revolução Industrial e que resultou na propagação de um espaço virtual, um meio de comunicação operacionalizado pela internet e pela informática. Essa demonstração é uma maneira de observar os avanços da transformação da sociedade e das técnicas atuais se comparada as anteriores.

 Institutos de ensino procuram se ajustar e instrumentalizar, para satisfazer as exigências da sociedade contemporânea, uma vez que se compreende que as TICs se encarregaram de uma função importante, no que diz respeito a instrumento pedagógico. No entanto a mesma só funciona se for responsavelmente controlada e planejada, para evitar o desperdício de recursos financeiros e de tempo. Em meio à dificuldade do aprender é importante ir atras de novas metodologias de ensino, e seu uso traz oportunidades que geram outras maneiras de se ensinar.

  1. DESENVOLVIMENTO

Defronte as melhorias socioculturais e tecnológicas que a sociedade contemporânea tem vivido, procura-se compreender as adversidades e as possibilidades que a educação vem confrontando para acompanhar a atual situação.

Almeida diz que:

As vertiginosas evoluções socioculturais e tecnológicas do mundo atual geram incessantes mudanças nas organizações e no pensamento humano e revelam um novo universo no cotidiano das pessoas. Isso exige independência, criatividade e autocrítica na obtenção e na seleção de informações, assim como na construção do conhecimento (ALMEIDA, 2000, p.12).

Bourdieu resgata os padrões de Durkheim de que os aspectos sociais precisam ser construídos para se tornar objeto de estudo, antes de realizar o experimento, análise dos arquivos, ou a observação direta, é indispensável a preparação de um quadro de referências, de maneira a elaborar as questões apropriadas e tornar as respostas nítidas. Um conjunto de regras que irão gerir o princípio organizador e unificador da teoria (Singly, 2002:91). Na produção do objeto é necessário dividir os grupos que pré-edificam o mundo social e que é esquecido por seu indicio, o que leva a campo ideias metódicas, noções que prevê uma referência definitiva ao sistema completo das suas interdependências, que dá a entender uma referência à teoria. 

A BNCC afirma que:

A atuação do MEC, além do apoio técnico e financeiro, deve incluir também o fomento a inovações e a disseminação de casos de sucesso; o apoio a experiências curriculares inovadoras; a criação de oportunidades de acesso a conhecimentos e experiências de outros países; e, ainda, o fomento de estudos e pesquisas sobre currículos e temas afins.

Diante disto pode-se dizer que a estruturação da BNCC a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdiue é possível pois a mesma da brecha para a necessidade de preparação dos profissionais.

Segundo Carvalho (2012), o alcance às tecnologias da informação e comunicação está ligado com os direitos básicos de liberdade e de expressão, porem os meios tecnológicos são o mecanismo contributivo ao desenvolvimento social, intelectual, econômico e cultural.

A nova Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 da educação nacional, sugere uma prática educacional apropriada à realidade do mundo, à integração do conhecimento, e ao mercado de trabalho (CARVALHO, 2012). Dessa maneira, o uso efetivo das tecnologias da informação e comunicação na escola é um quesito necessário para inserção completa do cidadão na sociedade de base tecnológica. A utilidade das tecnologias, na atualidade, está introduzida nessas exigências. Além do mais, jamais existiu tanta informação e conhecimentos disponíveis num espaço de tempo pequeno.

A tecnologia de informação e comunicação vem desenvolvendo grandes mudanças no campo educacional e social, tendo o surgimento de possibilidades e desafios que são expostos aos professores. Segundo Lima (2006), a sociedade está com uma cadeia de informação muito grande e solicita do professor, capacitação profissional, quer por meio da formação inicial ou continuada e para isso, é preciso que esteja em continua analise sobre sua prática, afim de oportunizar-se vista às questões sociais, pois a prática por si não é formadora. No que diz respeito a reflexão sobre a prática, Lüdke (2001), afirma que:

A reflexão pode ajudar os professores a problematizarem, analisarem, criticarem e compreenderem suas práticas, produzindo significado e conhecimento que direcionam para o processo de transformação das práticas escolares. Todavia, reflexão não é sinônimo de pesquisa e o professor que reflete sobre a sua prática pode produzir conhecimento sem, necessariamente, ser um pesquisador. Quando ele avança, indo ainda além da reflexão, do ato de debruçar-se outra vez para entender o fenômeno, encurta a distância que o separa do trabalho de pesquisar, que apresenta, entretanto, outras exigências, entre as quais a análise à luz da teoria (LÜDKE, 2001, p. 8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com