TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Histórias em Quadrinhos como avaliação de uma Unidade Didática: “Estabelecendo Relações entre o Amor e a Química Orgânica” no 3º ano

Por:   •  2/5/2015  •  Artigo  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho foram utilizadas história em quadrinhos como instrumento avaliativo, no 3º ano ensino médio de química, em uma sequência didática denominada Relações entre o amor e a química orgânica, ministrada por licenciandos participantes do PIBID. As história em quadrinhos escritas pelos estudantes foram analisadas e categorizadas de acordo com o caráter da HQs (ilustrativo, explicativo e motivador), relação de conceitos da química orgânica com a química do amor, a aprendizagem de química orgânica e os conceitos implícitos e explicítos. Este método de avaliativo possibilitou avaliar a contribuição da escrita no processo ensino-aprendizagem, de acordo com o nível de compreensão conceitual obtido nas história em quadrinhos. Apesar das dificuldades apresentadas pelos alunos em relacionar os conceitos científicos com a história em quadrinhos e da escrita, percebeu-se que o método avaliativo foi eficiente para avaliar os conhecimentos construídos durante a unidade didática aplicada.

Metodologia:

A presente unidade didática foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID em escola pública de Lavras – MG em três turmas do 3º ano do Ensino Médio, teve como temática relações entre a química orgânica (funções orgânicas) e a química do amor (hormônios e feromônios). Foram ministradas oito aulas de 50 minutos cada, as quais apresentaram a seguinte seqüência: questionário prévio/questão problema, vídeo,experimento demonstrativo investigativo, aulas teóricas, histórias em quadrinhos e questionário pós, como será descrito a seguir:

Breve descrição das aulas

1°Aula: Foi aplicado um questionário prévio com objetivo de diagnosticar as ideias que alunos tinham a respeito da química do amor conforme Ausubel (1976), o fator mais importante na aprendizagem é o que o aluno já sabe. Em seguida, foi realizada uma discussão em torno de uma questão problema relacionada ao tema.

2°Aula: Utilizamos o vídeo: “O Amor à primeira vista” e pediu-se que os alunos anotassem os hormônios que foram citados durante a curta metragem. A seguir foi realizada uma discussão sobre as etapas do amor e os hormônios envolvidos.

3° e 4° Aulas: Estas aulas tiveram por objetivo apresentar os conteúdos químicos relacionados a química do amor (hormônios e feromônios), discutindo-se as funções orgânicas presentes nas etapas de um relacionamento amoroso e os nos hormônios que atuam e feromônios.

5°Aula: Realizou-se um experimento demonstrativo-investigativo: preparando perfume de canela com o objetivo dos alunos compreenderem as funções orgânicas perfume.

6º aula: Nesta aula foi dada as instruções para a construção das histórias em quadrinhos.

7ª aula: Foi solicitado aos alunos que elaborassem uma história em quadrinhos, na qual eles deveriam relacionar os conteúdos abordados nas aulas (hormônios e feromônio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com