TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vídeo Politica

Por:   •  9/9/2019  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com Mario Sergio Cortella, o termo “política é coisa de idiota” aparece cada vez mais na política, isso significa que ser idiota é a pessoa que só olha o próprio umbigo, é incapaz de ver além de si mesma, vive somente a sua vida privada e que recusa a política e tudo que se relaciona a ela, como citou no vídeo o exemplo do copo, conforme põe se compõe a quantidade de água. A denominação do termo idiota se dá ao ser que é alienado e inconsciente quando se trata de política.

A respeito do conceito “idiota”, é um termo de expressão generalizada, que as pessoas preferem não se meter no meio da política, mas, os tempos mudaram estamos um período de com uma maior liberdade tanto pessoal quanto política. A metade da população se expressa, se organiza e vota, é a partir dessa perspectiva que a política se expandiu, tanto que hoje existe muita aproximação do conceito entre política e democracia. Para a definição de ambos, as duas passam pela fala, pela conversa e pelo diálogo, se opondo as ditaduras de liberdade e expressão. Ao mesmo tempo em que a humanidade se beneficia através dos avanços burocráticos, também se enojam com as corrupções, fato esse que ninguém sabe dizer se aumentou ou apenas agora se tornou visível para a humanidade. Podemos ainda dizer que o “idiota” não é um ser livre porque toma conta do próprio nariz, pois, só é livre aquele que se envolve na vida pública e coletiva.

Dentro da política é citado três C : Cidade – unidade comunitária, Cidadão – representa tanto os habitantes de uma cidade, quanto aos indivíduos que possuem direitos civis, políticos e sociais e Cidadania – condição de uma pessoa, membro do Estado, que se acha no direito de participar da vida política. Nesse sentido cidadania e política tem o mesmo significado.

Falando da escolha política, quem escolhe errado, nos obriga a fazer passeatas contra quem estar lá, por erro de quem os colocou lá.

Fato importante citado no vídeo por Cortella foi a casca de banana no chão, que tem três tipos de políticas envolvidas:

1-Quem jogou, jogou por que?

2- Quem passou, viu e não descartou, por que?

3- Quem retirou do chão, colocou no lixo, por que?

O errado nisso tudo não foi quem jogou e nem quem passou e deixou, mas, sim quem ajuntou, do porquê ajuntaria algo do chão.

Atitude política é a trabalhar, ganhar os direitos e sumir. Política significa estar atento, pois, se faz política mesmo sem querer. Até mesmo na sala de aula existe política, nas tarefas, a “cartilha” só tinha brancos, sem afro descentes, o que já fazia parte do preconceito.

Tivemos 513 anos de história e menos de 30 anos de política.

Achei a frase de Chico Xavier extremamente importante para todos os seres humanos: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

Do meu ponto de vista, tudo que foi falado sobre política, é que na nossa situação atual do mundo, temos uma política muito mais aberta e com grandes oportunidades de participar da opção de escolha na política, porém, grande parte da população ainda não sabe escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com