TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de educação

Artigo: O conceito de educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um individuo e sua capacidade de socialização.

No sentido técnico, a educação é o processo continuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.

O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser garantido pelo Estado.

No processo educativo em estabelecimento de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinara pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade. A educação, em seu conceito geral, caracteriza-se como o processo adequado para que se suceda o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. Ela faz parte de um sistema primordial para que os envolvidos nesse conjunto obtenham valores indispensáveis para a sua vida, além de virtudes essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo e psicológico.

A educação vem sempre acompanhada por lições altamente necessárias para que ocorra uma mudança de opinião e também de atitude, para que os sujeitos passem a observar os diversos conceitos e forma de ação de maneira concreta, real, ocorrendo assim uma transformação na maneira de se pensar, refletir e agir. E a partir de tal mudança, essas formas de reflexão e ação passam a ser vistas e feitas na maneira correta e autêntica, de acordo com a vivência educativa e as leis vigentes.

Educar consiste nisso tudo. É o aprender a viver, é o aprender a ser e também a agir. A pessoa bem educada no seio de sua família e também na escola obtém mais subsídios para a conquista dos valores necessários para que viva dignamente, praticando virtudes dentro da mais pura ética, com uma grande simbologia da moral. Em um país tão desigual, onde o poder capitalista se mostra tão concentrado, se faz necessário a vivência da educação para se conseguir vitórias, seja no âmbito familiar, estudantil ou acadêmico, no mercado de trabalho e principalmente quando a referência é relações humanas.

O estudo objetiva contribuir com a compreensão epistemológica da pedagogia a partir da constatação de mudança do paradigma em torno do significado da docência. Parte do princípio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade. Assim, o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação. “Campo de conhecimento”, pois não se trata apenas de teorias científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento. “Sobre a educação”, por teorizar e sistematizar as práticas educativas produzidas historicamente na articulação dos diferentes saber.

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. . A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Ela tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com