TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Criança Com O Brinquedo

Artigo: Desenvolvimento Da Criança Com O Brinquedo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

O brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar. ( Vygotsky e Leontiev). É a partir do brinquedo que a criança conhece o mundo, a realidade, é desse modo em que ela cria sua própria personalidade e que se relaciona com sua cultura.

É com o brinquedo que a criança se torna um adulto, ela pode ser vários personagens, ela cria a história, ela vai além do seu comportamento habitual, ela se torna o que não é, a brincadeira do faz-de-conta.

Ela faz outra realidade, usando objetos como se fosse algo de sua realidade, como se folhas de árvore fosse dinheiro, uma bolsinha de lápis fosse um carro, o cabo de vassoura fosse um cavalo, e assim por diante, a criança usa objetos para sua imaginação.

Quando observamos uma criança, podemos perceber que a brincadeira do faz-de-conta, esta constante em sua vida. Para Leontiev, o brinquedo surge na criança no início da idade pré-escolar, no momento em que ela sente necessidade de agir não apenas com os objetos que fazem parte de seu ambiente físico e que são acessíveis a ela, mas com objetos a que ela ainda não tem acesso, e que são objetos pertencentes ao mundo dos adultos. É com a atividade do brincar que a criança para de ser manipulada pelo mundo dos adultos, principalmente com objetos que a cercam no seu dia a dia.

O brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual ocorrem as

mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito e na qual se

desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da transição da criança em

direção a um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. (LEONTIEV, 1998b).

Sendo assim, é na fase pré-escolar que o brinquedo se torna a atividade principal no mundo da criança. Na situação imaginária criada pela criança no início da idade pré-escolas, existe regras de comportamento implícitas e explícitas.

Quando a criança brinca, parece que ela esta criando uma situação, mas na verdade a criança já vivenciou aquilo de alguma forma, a brincadeira se faz na verdade de lembranças.

Ao brincar sem o adulto interferir, faz com que a criança, pratique várias coisas: autonomia e a socialização são duas delas, qualidades raras. Sem brincar, ela não vive a infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com