TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo do currículo

Resenha: O objetivo do currículo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho docente nas escolas então vagos infelizmente deixando a desejar em sala de aula. O que infelizmente encontramos são professores despreparados, cansados, sem estímulos, não adianta o professor ter diplomas,cultura, uma boa vida social e vários tipos de qualificações se não haver amor no que faz.

O objetivo do currículo é uma atenção melhor pelo MEC. Que se trata de um cumprimento ao artigo 210 da Constituição Federal, onde determina que é dever do Estado estabelecer conteúdos mínimos para a educação de Ensino Fundamental,para assegurar no mínimo a Educação Básica respeitando os valores culturais,artístico,nacionais e regionais.Os parâmetros curriculares nacionais/ PCN´s para o Ensino Fundamental as referencias curriculares, e para o Ensino Médio. E com o passar dos tempos o Conselho Nacional de Educação definiu as Diretrizes Curriculares para a Educação Básicas.

Existem vários temas para uma boa elaboração para que promova um documento cujo, o resultado seja uma boa estratégia um processo de analise e questionamento sobre a concepção do currículo, para que aja uma reflexão dos professores atuantes sobre as práticas, e perspectivas em relação ao currículo, para que possa haver uma melhor elaboração dos projetos políticos pedagógicos.

O trabalho é desenvolvido pelos (5) eixos de organização, Currículo e Desenvolvimento Humano, Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo; Currículo, Conhecimento e Cultura; Diversidade e Currículo; Currículo e Avaliação.

Na implementação de nove anos do Ensino Fundamental foi necessário retomar o estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do Ensino Fundamental. E com isso enriquecer as situações e saberes do educando para que ele tenha uma preparação, para um melhor desempenho.

Na verdade o currículo auxilia a crianças ,jovens ,adultos a se tornarem autônomos ao enfrentar qualquer dificuldades, dando–lhes condições e objetivando a construção de vida com a sociedade e suas lutas sociais fazendo disso um interesse a seu beneficio.

E com tudo isso a formação do professor passou a ser criticada pelos problemas da educação básica e ao mesmo tempo considerada estratégica para a melhoria da qualidade do ensino (Shiroma etal., 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com