TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é "Educação" e "Pedagogia"

Artigo: O que é "Educação" e "Pedagogia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

que não era o que eu realmente queria, até porque sempre me via em alguma área relacionada à educação. Pouco tempo depois com incentivo dos meus familiares após pesquisar muito sobre os campos de atuação do curso e do profissional. Enfim fiz o vestibular na UNOPAR para o curso de Pedagogia na modalidade de educação a distância ao começar a cursar já estava amando as disciplinas. Estou chegando ao fim do segundo semestre do curso. Com a certeza que hoje sei o que quero e vou ser após a conclusão: uma esforçada e dedicada pedagoga.

Não tenho dúvidas quanto à minha formação. Mas o quanto a área de Pedagogia e da educação em geral é muito desvalorizada. Algumas pessoas já me disseram que cursar Pedagogia era desperdício de tempo , que poderia cursar Direito pela minha facilidade de expressão e argumentação, ou outro curso mais valorizado, mas foi com a Pedagogia que eu me identifiquei e sei que apesar dos muitos desafios que temos com a educação, podemos sim mudar a história da nossa região e do nosso país.

A pessoa que deseja seguir a carreira de professor tem que ter consciência de que sua profissão não estará fundamentada no salário, mas na sua aptidão e dedicação em lutar por uma educação de melhor qualidade e maior reconhecimento na sociedade. O professor deve sim ser valorizado e bem remunerado, mas ainda não é o que acontece e por conta disso não atrai tantas pessoas como em outras áreas de formação, por isso ratifico que Pedagogia e áreas afins são para quem tem, em primeiro lugar, aptidão.

Imagino-me daqui a quatro anos uma pedagoga de sucesso, buscando sempre o melhor para a minha classe e na luta por um direito de todos constitucionalmente que é a educação. Sonho com doutorado e desejo me aprofundar mais em minha área para ocupar um cargo público. Com toda essa bagagem e vontade acredito que serei uma excelente pedagoga, pois carreira de sucesso não se faz através de curso, carreira de sucesso somos nós que fazemos.

Educação e Pedagogia

O que eu entendo por “Educação” e por “Pedagogia”

Educação é o meio em que os hábitos, costumes e valores são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação se dá através de situações presenciadas e experiências vividas por cada pessoa ao longo de sua vida, é o processo continuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano para uma melhor integração na sociedade. Existe a educação informal – adquirida por meio de convivência com a família, amigos e demais grupos sociais, e a formal – adquirida por meio de instituições de ensino como escolas, universidades e outros sistemas educacionais. No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos são transferidos sempre com o objetivo de desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

Pedagogia para mim é a ciência que estuda a educação e tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos como também formar cidadãos éticos, visto que está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. Ela estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Considero a Pedagogia não só uma ciência mas a arte de educar, de direcionar a criança no caminho da aprendizagem em busca do conhecimento e também do seu crescimento pessoal. Nem todo professor é um pedagogo, mas todo pedagogo é um professor.

“Educação” e “Pedagogia” depois da leitura de alguns textos

A educação pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento. O processo educativo é materializado numa série de habilidades e valores, que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e sociais no indivíduo..

Paulo Freire nos diz que “a educação tem caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com