TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é método paulo freire

Por:   •  23/6/2017  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

PRATICAS PEDAGÓGICAS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALUNA: ANGELA FERNANDES NASCIMENTO – PEDAGOGIA – 5° PERIODO

RESUMO DO LIVRO: "O QUE É O MÉTODO PAULO FREIRE?"

O autor da obra, “O que é o método Paulo Freire”, Carlos Rodrigues Brandão nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 14 de abril do ano de 1940. Desde 1963 ele trabalha com grupos e movimentos de educação popular, prática que iniciou no movimento de educação de base e que hoje continua através do Centro de Estudos de Educação e Sociedade (CEDES) e do Centro Ecumênico e Informação (CEDI). Ele é antropólogo e trabalha no Departamento de Ciência s Sociais da Universidade de Campinas (UNICAMP). Ensinou na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Católica de Goiás. Tem várias publicações na área popular como: Cavalhadas de Pirenópolis; O Divino, o Santo e a Senhora: Peões, Pretos e Congos; A Folia de Reis Mossâmedes; Deus te Salve, Comer, Colher e pela Brasiliense.

O livro se inicia com a indagação do autor, ele tenta entender o porquê e para que serve o método de Paulo Freire. Ele descreve detalhadamente uma viajem que foi palco da aplicação do método, em Mossoró, onde a programação era toda em literatura de cordel.

Após isso, no segundo capitulo, o autor, discorre sobre o método em si. Onde houve um resultado surpreendente de 300 pessoas alfabetizadas em 45 dias. A forma usada por Paulo Freire, foi considerada perigosa, por se passar na época de regime militar, o Brasil tentava o calar, mas o mundo o convidava para palestras. O capitulo termina com o retorno de Freire ao brasil, para aprender tudo novamente, tentando começar do zero.

No terceiro capítulo “ O ABC do método”, o autor de forma detalhada mostra a forma de ensinar de Paulo Freire, que começa negando que a educação pode ser neutra. Um detalhe ressaltado pelo autor é sobre as cartilhas usadas no passado, com frases curtas e sem nexo, totalmente vazias e frustrantes aos alunos, que passavam o da trabalhando e a noite tinham que repetir várias vezes, frases como, “ IVO VIU A UVA” ou A AVE É DO IVO”.  O método de Paulo Freire, se baseava dentro do contexto do discente, onde ele estava inserido.  Os educadores, entravam no universo cultural do estudante, a partir de pesquisas e descobertas. Buscavam dados que facilitassem o planejamento das aulas, palavras, frases que traduzissem a vida de cada aluno.

No discorrer do livro, autor desfragmenta o método, começando pelas palavras geradoras, essas que são retiradas do contexto dos educandos. Explica que palvras como: Eva, Ivo, ovo, são vazias, já que as mesmas eram usadas para fonemas e pecualiridades da língua, com apenas cerca de 16 a 23 palavras, era feito todo o processo de alfabetização.

Após isso, com a escolha das palavras geradoras, surgem os temas extraídos das mesmas palavras. O método tenta mostrar que cada palavra, tem certo peso positivo, com teor afetivo e crítico. Os temas geradores, são distribuídos e trabalhados de diversas formas.

O autor, nas páginas seguintes, descreve o trabalho com a fala, nos famosos círculos de cultura. Poiso o proposito não é apenas ensinar a ler e a escrever e sim, novos modos, singulares de pensar.  Um ensino feito de forma coletiva, onde todos aprendem juntos, a cada fase e palavra, onde o sujeito se torna autor de sua própria história. As fichas de cultura, tinham a função de promover debates de situações existenciais. O método de Paulo Feire, não dispensava, as famílias silábicas, mas sim retirava-se da silaba a palavra geradora e trabalhava então sua família.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com