TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é pedagogia?

Projeto de pesquisa: O que é pedagogia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

Agradecimentos

• Ao avalidor que, apessar dos compromissos profissionais e pessoais, se dispôs a fazer a leitura do texto aqui inscrito e avaliá-lo.

Sumário

Introdução ........................................................................... 5

Desenvolvimento ................................................................. 6

Conclusão ............................................................................ 9

Referencias ......................................................................... 10

Introdução

. A pedagogia como ciencia da educaçao está no meio social. . É o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana.

O que é Pedagogia

Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A Educação não é um produto que encontramos nas prateleiras de um supermercado, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e transmitimos todos os dias. A Pedagogia (termo peda vem do grego paidós), que significa criança, é a ciência que tem por objetivo de estudo a prática e técnica educativa, o processo de ensino e aprendizagem, estuda os ideais da educação, segundo determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-lo. A Pedagogia visa reflexão e a crítica do processo educativo. Ela investiga a natureza e as finalidades da Educação, as práticas educativas a ela pertencentes, distinguir sobre a importância social das mesmas e propor solução nova. A Pedagogia fundamenta-se num conceito mais abrangente da educação, porquanto as práticas educativas não se restringem a escola e família, elas ocorrem em todos os contextos e âmbito da vida social. Visam formar Educadores para ensinar crianças nos primeiros anos da escola da Educação Infantil e do Ensino Básico. Estes profissionais são chamados de Pedagogos, eles são os responsáveis pela formação escolar de crianças, por esta razão que a Pedagogia desenvolve trabalhos pedagógicos, estudam e desenvolvem métodos, procuram a melhor maneira de ensinar os processos educativos na formação escolar dos alunos, preocupa-se com o papel da educação na sociedade, afinal a prática educativa é uma atividade humana necessária a existência e funcionamento de toda sociedade. Não é mérito de um único professor ou de uma escola, mas é responsabilidade de toda comunidade escolar. Ninguém esta livre da educação, ou seja, ela não se refere apenas as práticas escolares, mas sim a um imenso conjunto de outras praticas, em várias modalidades ou em muitos lugares, seja familiar, trabalho, escola, na mídia, política, no convívio social etc. Todos nós envolvemos um pedaço de nossa vida com ela, para aprender, ensinar, saber, fazer, ou até mesmo para simplesmente conviver. Como há varias praticas educativas também há varias pedagogias: Familiar, meios de comunicação, escolar, etc.

De que se ocupa a Pedagogia

Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana. Tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Não há sociedade sem práticas educativas.Pedagogia mediante conhecimentos científicos filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade em transformação, para explicar objetos e processos de intervalos metodológico e organizativa referentes a transmissão/assimilação de saberes e método de ação. Pedagogia diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo. Ou seja, ela não se refere apenas às práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas. O campo do educativo é bastante vasto, uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. De modo que não podemos reduzir a educação ao ensino e nem a Pedagogia aos métodos de ensino. Por consequência, se há uma diversidade de práticas educativas, há também várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro, da pedagogia escolar. A pedagoga condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com