TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado e o valor da atividade de jogo na educação

Artigo: O significado e o valor da atividade de jogo na educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

É obvio que a infância é a idade da brincadeira, sabemos que por meio dela a criança realiza-se em parte de suas necessidades e desejos pessoais. Sendo assim é um meio de inserir na realidade, pois reflete a maneira que a criança ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Notamos o lúdico como uma das formas de maior resultado de envolver o educando nas atividades.

De acordo com pesquisas o objetivo do lúdico é dar oportunidade aos educadores de compreender o significado e importância das atividades lúdicas na educação. É de importância compreensão entender que o lúdico é uma forma de se aprender com alegria e de uma forma dinâmica as técnicas da ludicidade, não confundindo como brincadeira vulgar, diversão superficial ou até mesmo um passatempo qualquer.

Segundo o autor Sneyders (1996, p.36) que ‘’ educar é ir em direção á alegria ’’.

“A atuação do educador não envolve apenas sua tarefa técnica, mas também um compromisso político. É dentro dessa esfera do compromisso político que se insere a recuperação do lúdico, através da sua linguagem, reaprendendo a falar, em conjunto com seus alunos, e tentando recuperar o sentido original de 'ludus'" – (MARCELLINO, 1991, P.69).

No entanto o educador começará a ver as crianças de outra forma, respeitando-as assim suas individualidades, seus trabalhos e reconhecendo o resultado de cada um. Porem isso só será possível após o docente assumir uma nova conduta em relação à arte e a visão artística.

É notória a necessidade de se reavaliar a educação na sociedade industrial e capitalista na qual nos encontramos. Tanto a arte quanto ao brinquedo, existe em função da alegria que se faz brotar. Nota-se então que o prazer estético pelo lúdico perde-se cada vez mais o seu espaço nas experiências da vida dos alunos fazerem as coisas sem entender, sem sentir, sem rir e principalmente sem brincar.

Na maioria das vezes as escolhas tradicionais voltavam-se somente para a aprendizagem, muito das vezes exercida de maneira mecanicista já perdendo a importância dos valores culturais como o folclore jogos e brincadeiras.

Diante do exposto, devemos nos conscientizar que o lúdico é um conhecimento a ser construído dia após dia, resgatando valores morais, culturais e restaurando a infância, comportamento, atitudes, pensamentos e, sobretudo uma nova percepção do mundo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com