TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O teatro de sertaozinho

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório baseado na apresentação dos croquis

Começaremos por...

A definição de um croqui (palavra francesa traduzida como esboço ou rascunho), que não carrega a precisão graficamente perfeita. São realizados com base em projeções curtas e relapsas, onde trabalha inicialmente hipóteses e ideias iniciais. Fazendo ponte com este projeto, trazemos para a educação, especificamente para a área de Geografia (não impossibilitando o uso em outras matérias), aplicamos os conceitos descritos e analisados abaixo, concluindo que um croqui pode ser explorado em vários aspectos, trabalhando a disciplina e transbordando o conteúdo em sala de aula, para a rotina dos alunos, o mundo fora dos muros da escola.

Conceitos geográficos trabalhados na elaboração de um croqui.

Aspectos geográficos;

O reconhecimento de vegetações, hidrografias, edificações,  planícies, são trabalhados em todo o projeto, diferenciando e especificando cada detalhe que será exposto nas legendas, que são responsáveis por facilitar e decodificar as informações apresentadas no esboço geral.

Localização;

A localização é trabalhada de forma a identificar ruas, avenidas, quarteirões, quantidade de quadras, casas, onde a criança possa descrever o local que se encontra e o aonde quer chegar usando pontos de referências, como escolas, lojas, pontos turísticos, e outros locais que são facilmente observados.

Organização espacial;

A organização espacial se encaixa na forma que será disposta todas as observações descritas pelas crianças, se há separação das quadras por ruas, onde é esboçada uma árvore, uma lixeira, um carro, e assim verificar a organização de cada espaço apresentado neste projeto.

A lateralidade faz parte desta organização, de que lado é a casa, que direção é a rota da casa para escola, e noções orientadas por pontos cardiais.

Proporção;

A proporção é trabalhada para que possa ter a ideia de dimensões e proporções de ambientes, locais, casas em relação a árvores, estabelecimentos, carros e pessoas, e assim ter noções de como a visão da criança interage sobre as dimensões que são observadas, podendo ter até influencia emocional quando ela se propõe a fazer sua casa “maior” do que a dos vizinhos.

Memória e observação;

Neste quesito fazemos com que as crianças façam uma breve viajem em seus pensamentos e recordações para que possa ser desenhado todo o seu trajeto. Os pontos que serão apresentados no projeto carregam sua história particular e o reconhecimento de cada local.

Nomes de ruas, de estabelecimentos, números de casas, são frutos de tais explorações da memória, com isso, a discussão em sala de aula fica mais rica a ser trabalhada levando vários aspectos geográficos em pauta.

Uma loja que frequenta, detalhes de uma casa, e outras descrições são transferidas para o papel quando é carregada de certo valor. Mesmo quando o projeto vem sendo executado, lembranças vão traçadas em cada pedaço da folha. É interessante trabalhar com tal personalização que crianças que possuem um trajeto parecido, carregam suas particularidades por julgar aspectos e locais mais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com