TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO A2

EXERCÍCIOS

  1. A DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB  LEVA EM CONTA TAMBÉM FATORES DE PONDERAÇÃO, QUE SÃO DEFINIDOS ANUALMENTE E VARIAM DE ACORDO COM OS SEGUINTES DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA.
  1. Creche conveniada em tempo parcial
  2. Pré-escola em tempo integral
  3. Educação especial
  4. Educação indígena e quilombola
  5. Anos iniciais do ensino fundamental particular urbano
  1. ACERCA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DEVER DE EDUCAR, DE ACORDO COM A LDB 9394/96, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
  1. A garantia de oferta gratuita, pelo Estado, de ensino fundamental é exclusiva para aqueles que estiverem em idade própria.
  2. O ensino fundamental é direito público.
  3. O ensino fundamental deve ser obrigatório e gratuito apenas para crianças e adolescentes que estão dentro da faixa etária.
  4. É dever dos pais ou responsáveis efetuar matrícula de seus filhos menores a partir de  oito  anos de idade no ensino fundamental.
  5. O atendimento educacional especializado aos educandos com necessidades educacionais especiais deve ocorrer exclusivamente na rede regular de ensino.
  1. ASSINALE (V) VERDADEIRO OU (F) FALSO NAS QUESTÕES QUE ABORDAM A LEI N.º 10639/2003  (LEI QUE ABORDA AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA).
  1. A temática proposta pela Lei nº 10.639 deve ser inserida no cotidiano dos alunos por meio das disciplinas que compõem o currículo escolar, sobretudo nas disciplinas de História, Literatura e Artes. 

(    ) VERDADEIRO

(    ) FALSO

  1. A Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, sancionada pela presidência da República, torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e prisional. 

(    ) VERDADEIRO

(    ) FALSO

  1. A lei 10639/2003 garante que o tema das relações étnico-raciais seja tratado em todos os sistemas de ensino, excluindo apenas a rede particular de ensino, a partir de uma abordagem que promova o valor da diversidade em nosso país.

(    ) VERDADEIRO

(    ) FALSO

  1. A lei 10.639/2003 valoriza a  produção cultural da população negra, valorizando a diversidade  construída a partir da democracia racial.

(    ) VERDADEIRO

(    ) FALSO

4. NO QUE DIZ RESPEITO À DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS PARA A EDUCAÇÃO, A PRIORIDADE NACIONAL PARA APLICAÇÃO SERÁ :

A)(   ) Creche

B)(   ) Escola técnica

C)(   ) Ensino fundamental

D)(   ) Ensino médio

E)(   ) Ensino superior

5.COM BASE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, 9394/96 NO QUE SE REFERE A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ANALISE AS AFIRMATIVAS E ASSINALE (V) PARA AS  VERDADEIRAS  E (F) PARA AS FALSAS.

1.(      ) São níveis de educação escolar: educação infantil e ensino fundamental somente.

2.(      ) O calendário escolar poderá adequar-se somente às peculiaridades climáticas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem reduzir o número de horas letivas previstas na LDB.

3.(    ) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem  reduzir o número de horas letivas previstas na LDB.

4.(    ) O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

5.(    ) A jornada escolar no ensino fundamental incluirá, pelo menos, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, não podendo em hipótese alguma ser esse período progressivamente ampliado.

6.(   ) Nos níveis fundamental e médio, a LDB prevê a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos e ao final do ano letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.

7.(      ) Nos níveis fundamental e médio, a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com