TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS AMBIENTES ESCOLARES

Por:   •  17/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Aluno (a): Célia Gonçalves                                          RA:9890542255

                   Pâmela Batiston                                                RA:8206964662

                   Karen Batiston                                             RA: 158220502

                   Sirlene  Cunha da Silva                                RA:9088482435

Professor (a) Orientador (a):Jefferson Lopes de Azevedo

Coordenador (a) do Curso: Léia Fernandes

Curso de Pedagogia

Sertãozinho

Ano: 2017

NOME DO ALUNO

Célia Gonçalves

Pâmela Batiston

Karen Batiston

Sirlene Cunha da Silva

Pedagogia em espaços escolares e não escolares

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas apresentada ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. de Sertãozinho, como requisito parcial de avaliação da disciplina:Pedagogia em ambientes escolares e não escolares para título de graduação em Pedagogia.

Orientador: Profº Jefferson Lopes de Azevedo

                                                        Sertãozinho

2017

           SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2-ETAPA1- Passo 1- Educação Formal e Não Formal............................4 e 5

 2.1-Passo 2 Diferentes formas de abordar as diferentes formas de pedagogia e como a educação não- formal pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.................................................................................................5,6 e 7

             3-ETAPA 2- possíveis formas de lidar com questões do cotidiano escolar.................................................................................................................7 e 8

           4- ETAPA 3- Aspectos mais importantes do diagnóstico elaborado através da pratica docente............................................................................................................9

          5- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................10

TRABALHO BIMESTRAL EM GRUPO

Professor: Jefferson Lopes de Azevedo

Disciplina: Pedagogia em espaços escolares e não escolares

 | Curso: Pedagogia | Série: 6° e 7 °

Data de início:

Programação: Avaliar os conteúdos programáticos.

         1-INTRODUÇÃO

 O presente trabalho teve como objetivo refletir e analisar sobre questões relacionada à Educação formal, educação não-formal e informal, apresentando um panorama de sua caracterização, diferenciação, nos espaços em que a educação não- formal se realiza e as instituições que estão presentes no Brasil e no mundo. O trabalho tem como considerações pesquisas em sites referentes a ONGs, escolas e educadores que desenvolvem trabalhos sócio educativos em caráter de educação não-formal.

2-ETAPA 1-Passo 1- Educação Formal e Não Formal

A educação formal é a educação que decorre nas escolas, nas universidades, nos institutos politécnicos e outras instituições de ensino acreditado, mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, regimentados por leis. Isto é, a educação formal é a que ocorre no sistema regular de ensino, padronizada através dos currículos. Este processo educativo tem e regras de certificação bem específicas e definidas.  

Depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, estruturadas hierarquicamente e burocráticas, que são determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.

A educação não formal ocorre atrelada ao sistema formal de ensino. É um processo organizado com objetivos e resultados a serem obtidos, mas geralmente os resultados da aprendizagem não são avaliados formalmente. A educação não formal é mais prazerosa, e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos, que voluntariamente procuram a aprendizagem.

A educação não formal ocorre o tempo todo, dentro e fora das instituições escolares, nos momentos em que interagimos com as pessoas e o mundo que nos cercam, neste modelo o aprendizado se dá através de ações coletivas, pois tem como objetivo preparar o ser humano para a cidadania, para serem responsáveis, críticos, para fazer valer os seus direitos e principalmente seus deveres perante a sociedade. Este tipo de ensino tem maior flexibilidade atrelado com ensino formal, pois, traz a realidade vivida pelos alunos para dentro da sala de aula fazendo com que a aprendizagem seja assimilada naturalmente e consequentemente mais significativa e é também referido como aprendizagem ao longo da vida.

A educação informal ocorre na vida familiar, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas historicamente e que através dessas interações são repassados de um para outro, esta não é sistematizada não tem objetivos específicos e é aprendida naturalmente em conversas casuais diariamente. A educação informal acontece através da socialização, trocando ideias, na observação comportamental do outro, aprende muitas vezes sozinho quando acontece algo inesperado e isso desenvolve modos de pensar, agir e procurar resolver os obstáculos enfrentados na vida. Educação informal está relacionada com o processo livre não institucionalizado, não sistematizados pelos currículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com