TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A Sociologia da Educação estuda as funções e o papel da escola para a sociedade. Quando e por que surgiu a escola? Responda, esclarecendo a relação entre o desenvolvimento industrial e científico e a constituição da escola como espaço educativo formal.

R: A Sociologia surgiu partir do século XIX, foi renomeada a ciência conhecida como física social como sociologia por Augusto Comte, devido ao desafio que estava surgindo, sendo o início da sociedade moderna, com a Revolução Industrial e com a Revolução Francesa, iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações, com a função de observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais, formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social, ou com eventos únicos, como o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos. Nesse contexto nasce uma nova instituição: a escola, com normas, agentes como diretores, professores, alunos, orientadores pedagógicos, entre outros, que se propõe o objetivo de preparar os indivíduos para a vida em sociedade, desenvolvendo suas aptidões pessoais.

2. Por que a escola se tornou uma instituição social?

R: Porque a escola passou a ser uma instituição que consistia em preparar os indivíduos para se adequar ao sistema social, a escola tem por finalidade ensinar os valores, hábitos e costumes de uma determinada classe social, ao lado das informações científicas e mesmo embutida nelas, têm uma ideologia que mostra o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mau. A hierarquia que existe em nossa sociedade se reproduz, com isso a disciplina desempenha um papel fundamental, através das punições e castigos.

3. Explique o conceito de “educação como processo socializador”.

R: A educação vem através dos tempos transformando e sendo transformada, os sistemas de educação vêm ao longo do tempo sofrendo influências da religião, das ciências, da organização política, da indústria, enfim da sociedade como um todo, sendo a socialização um processo de adequação do indivíduo ao sistema social, permitindo a manutenção e a sobrevivência da sociedade.

4. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

R: Sim, pois desempenha um papel de controle social, devido prestar serviço de formação de um tipo de sociedade para estipular um padrão de comportamento adequado a ser seguido.

5. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

R: Indivíduos e grupos e também a construção de repertórios de ações individuais e coletivas, fazendo com que os indivíduos possam circular adequadamente na sociedade. A sociologia da educação pode ser diversificada, permitindo a compreensão dos elementos presentes no contexto social, histórico, político, cultural e econômico relacionados a educação.

6. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

R: Procurar sempre o convívio com outras pessoas e que nos impõem a condição de ser social. O medo da solidão e a própria sobrevivência da espécie formam o pano de fundo que nos impulsionam a buscar o atendimento dessas necessidades. Como por exemplo: o casamento e a família.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre o posicionamento de Marx, segundo o qual o indivíduo é determinado (moldado) pelas condições materiais existentes no meio social. Justifique sua resposta.

R: Para Marx as condições materiais determinam primeiramente que tipo o individuo será, e tudo isso é determinante devido a um status social, ex: um individuo de classe baixa será sempre um pedreiro, carpinteiro, entre outros, e nunca alcançará algo melhor, e quem é de classe média/alta será empresário, advogado entre outros. Esse pensamento dele reflete que o meio material influenciará mais do que o espiritual.

2. Se as condições materiais estiverem erradas precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução é necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda em, no mínimo, meia página).

R: Devemos plantar na mente das nossas crianças, que é com a educação e não com a violência que podemos ter uma vida digna, a violência não nos leva a lugar nenhum, só traz sofrimento, ódio e destrói o futuro da nossa geração. Todos nós queremos uma nação alfabetizada, com alfabetização teremos um país mais justo para se viver, um país onde as crianças terão esperança de uma vida digna, e a juventude terá a hipótese de concretizar os seus sonhos, onde as mulheres terão os mesmos direitos que os homens, onde os reformados, após uma longa vida de trabalho, poderão ter direito ao merecido descanso. Com dignidade, sem sobressaltos, sem dificuldades ou incertezas, queremos governantes capazes de pensar em prol da qualidade de vida digna para todos os cidadãos. Hoje em dia, a revolução técnica científica provocou na sociedade contemporânea, transformações profundas que se refletem em todas as esferas da vida humana, importância científica na gestão da economia e de outros domínios da sociedade atribui a ciência, sem se falar no desenvolvimento econômico, social e cultural. No convívio com as pessoas, temos o direito de ser respeitados e o dever de respeitar. Em minha opinião todas as pessoas devem ter a oportunidade de trabalhar, ganhar a vida e sustentar a sua família, e as crianças merecem uma proteção especial, devem receber pelo menos a educação primária, alimentação adequada e cuidados de saúde.

3. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.

R: O pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com