TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Docente De Alfabetizar Crianças Na Idade Certa

Por:   •  28/4/2023  •  Artigo  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CURSO DE PEDAGOGIA

Pesquisadora: ADRIANA CASTRO

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Fortaleza – CE                                                                                                                      2012

Professora: Fátima Bezerra

TEMA

O DESAFIO DOCENTE DE ALFABETIZAR CRIANÇAS NA IDADE CERTA

PROBLEMA

Como é realizado o processo de aquisição da leitura e escrita das crianças nas escolas municipais? Existe uma idade certa para esse processo? O que sabemos, o que fazemos e o que queremos?

HIPÓTESE

Observando o grande índice de crianças que ao termino do 2º ano do ensino fundamental ainda não foram alfabetizadas precisamos buscar meios para que o professor e o ambiente escolar estejam preparados para atender a essas crianças de maneira que o educando desenvolva o exercício da leitura e escrita. Dentro de uma perspectiva do que sabemos, fazemos e o que queremos para que esse processo de leitura e escrita aconteça.

OBJETIVO GERAL

Identificar no espaço escolar como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita de crianças entre 6 e 7 anos, dando apoio a essas crianças para que se tornem agentes ativos nesse processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer um ensino de qualidade as crianças em processo de aquisição da leitura e escrita, visando um maior aprofundamento na prática do docente.
  • Fazer com que o educador seja um agente ativo no desenvolvimento da leitura e escrita.
  • Valorizar os padrões individuais de aprendizagem de cada criança.
  • Identificar o que o docente sabe, faz e quer dentro desse processo de aquisição da leitura e escrita.

JUSTIFICATIVA

Saber ler e escrever com autonomia é decisivo para a formação do sujeito, pois esse domínio abre a perspectiva da inserção social e da equidade ao longo da vida. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever. Nesse sentido a presente pesquisa busca evidenciar os desafios docentes para que tal processo de aquisição da leitura e escrita sejam alcançados.

METODOLOGIA

Esse projeto foi idealizado com o propósito de atender a as crianças em processo de alfabetização em salas do ensino regular, tendo ainda uma preocupação com a expressão praxi-teoria-praxi, ou seja, levar o docente a tomar consciência da importância da sua ação pedagógica associada à teoria e a prática. Para que assim leve a estas crianças um ensino-aprendizagem de qualidade. Inicialmente será realizada uma revisão da Literatura baseada em leituras de livros, artigos acadêmicos, revistas e consultas a sites da internet, para se ter um maior embasamento teórico a respeito do tema abordado no projeto de pesquisa. Visitas a escolas regulares de ensino analisando o comportamento, de crianças em salas de alfabetização e a práticas de suas professoras. Por fim a realização de entrevistas direta com questões para conhecer o trabalho real de profissionais que atuam nessa área da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (228.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com