TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Direitos Humanos são direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.

Seu conceito também está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, de expressão, e igualdade perante a leis. Direitos Humanos tem que ser respeita mundialmente, mas infelizmente são mal vistos pela sociedade.

Direitos humanos, são direito de toda sociedade, de todas pessoas, independentemente de sua condição social, origem, raça, etnia, orientação sexual, qualquer pessoa tem sua proteção garantida pelos Direitos Humanos.

Qualquer individuo tem que ter sua integridade respeitada e sua dignidade protegida.

Temos direito de ir e vir, buscar nossos objetivos em nossa vida, de querer uma vida melhor.

Temos direito de viver da maneira que gostaríamos de viver.

Assistindo o vídeo” vítimas de violência de direitos humanos relatam história”, fiquei indignada em assistir aquela cubana relatar que foi torturada, presa e exilada e ainda não pode voltar ao seu país de origem, onde esta os direitos humanos para essa mulher, que teve sua vida destruída.

Direitos humanos, são normas e valores que buscam a concretização da dignidade, liberdade e igualdade humana. Eles não são apenas um princípio, um conceito utópico, eles têm um interesse na concretização da dignidade de seres humanos. Entretanto esses direitos não surgiram de um dia para o outro, tem uma história e um fundamento por trás, para entendermos melhor, vamos saber um pouco sobre a história.

A história até a chegada dos direitos humanos que temos hoje, foi longa de muita luta e com muito sangue derramado, muitos escravos, homossexuais e quaisquer pessoas diferentes em algum modo dos burgueses, não tinham direito a nada, nem mesmo o simples de poder ir e vir aonde quisesse. Hoje ainda vemos muitos casos nos quais pessoas consideradas "diferentes" sofrem descaso, entretanto hoje é considerado crime diminuir um ser humano

por sua raça, etnia, escolha religiosa ou até mesmo sexual, os direitos humanos surgiram para proteger os que mais precisam de proteção.

Primeiras inserções para o reconhecimento dos direitos humanos vêm de revoluções liberais do século XVIII, revolução americana, em que a carta "Bill of rights" assegura certos direitos aos nascidos no país, estão entre eles, o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade. Revolução Francesa, em 1789, foi redigida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, ditava que nenhum homem deveria ter mais direitos que o outro.

Neste período, nenhuma das duas declarações asseguravam direito a todos humanos, pois mulheres não possuíam direitos civis garantidos e ainda havia escravidão. Apenas em 1948 foi publicada a carta oficial contendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual asseguraria a todos e todas, sobre seus direitos básicos. A história deste documento acompanha o início da ONU, que começou suas atividades em fevereiro de 1945.

O que se queria findar naquele momento eram tragédias como as ocorridas na segunda guerra mundial, os governos nazistas, que causaram enorme atentado aos judeus, bem como a escravidão dos povos.

Atualmente 193 países são de acordo com a ONU, isso significa que, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com