TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FICHAMENTOS

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

FICHAMENTO 1

Título do Artigo Científico

A Educação Ambiental a Partir de Jogos: Aprendendo de Forma Prazerosa e Espontânea

Dados bibliográficos

BREDA, T. V. & PICANÇO, J. L. A Educação Ambiental a Partir de Jogos: Aprendendo de Forma Prazerosa e Espontânea. In: II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG / IESA / NUPEAT. Goiânia, maio de 2011.

Apresente a obra

Esse artigo tem como objetivo explicar de ensinar práticas ambientais por meio do uso de jogos com fins pedagógicos. O estudo mostrará que através dos jogos pedagógicos, a criança ou jovem consegue desenvolver percepções peculiares sobre o meio ambiente, despertando seu cuidado com ambiente em que vive.

Descreva o Conteúdo

O brinquedo historicamente tem o poder de despertar alguma forma de atenção por parte da criança, e parâmetros peculiares positivos ou não nunca foram levados em considerações pela mesma. Portanto, a criança não se importa muito com o tipo de brinquedo que está brincando, mas sim com a constante vontade de estar sempre brincando.

Para Oliveira:

O brinquedo de caráter educativo se intitula como um meio de transmitir metodicamente os ensinamentos e habilidades que, antes de se tornar existente, não tinham nenhum vínculo com as crianças pelos brinquedos. Isso quer dizer, portanto, uma forma de intervenção pré-estabelecida na recreação infantil no sentido de oferecer conteúdo pedagógico ao divertimento da criança. (OLIVEIRA, 1984 p.44).

Portanto, denota-se a importância do ato de brincar para o desenvolvimento da criança, validando por meio das análises apresentadas, o poder que ela tem de estimular a produtividade da criança, criar laços com as pessoas ao seu redor, além de aprendizado de conteúdos triviais para seu desenvolvimento humano.

Analise de forma crítica

Os jogos pedagógicos propiciarão uma aprendizagem efetiva e fugirá drasticamente das metodologias convencionais de ensino, que só proporcionam alunos copistas e não gera uma aprendizagem significativa no tocante aos assuntos abordados em sala. Além disso, é papel do professor, buscar novos métodos de doutrinar os conteúdos, estar em constante transformação para que suas aulas se tornem momentos de verdadeiro aprendizado. Em consequência disso, florescerão alunos mais talentos, mais pensantes e que irão fazer a diferença em seu mundo.

FICHAMENTO 2

Título do Artigo Científico

Jogos infantis: O jogo, a criança e a educação

Dados bibliográficos:

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

Apresente a obra:

Esse artigo tem como objetivo analisar a importância do jogo para trabalhar no contexto educacional. O estudo mostrará que através dos jogos pedagógicos, a criança ou jovem consegue depositar uma atenção maior e sentir-se atraída, refletindo nos resultados traçados pelo professor.

Descrição do conteúdo:

Sobre o papel dos jogos Kishimoto afirma:

Há diversas origens e culturas sobre os jogos que são compartilhadas pelos mais variados tipos de jogos e sobre as formas de execução. Os jogos têm um papel de construir e desenvolver uma relação amistosas entre as crianças. Sempre evidenciando as regras, critérios e sentidos claros e objetivos, possibilitando assim, um convívio mais social e democrático. Isso se deve porque enquanto a manifestação espontânea da cultura popular, os jogos tradicionais têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social (KISHIMOTO, 1993, p.15).

Análise da Obra:

É enfático afirmar o papel que o jogo proporciona no tocante a sua contribuição ao desenvolvimento criativo da criança no processo de criação como na execução das tarefas. Os jogos por necessitarem de regras para poder executá-lo, por isso, ele é importante para ensinar as crianças sobre as condutas, regras e o caminho da ética que devem seguir.

FICHAMENTO 3

Título da Obra:

Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação

Dados bibliográficos:

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. Org: 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Apresentação da obra:

Esse artigo tem como objetivo analisar a importância do jogo para trabalhar no contexto educacional. O estudo mostrará que através dos jogos pedagógicos, a criança ou jovem consegue depositar uma atenção maior e sentir-se atraída, refletindo nos resultados traçados pelo professor.

Descrição do conteúdo:

Na atualidade, já existem diversas maneiras acadêmicas em que o professor cria e executa os jogos, que por sua vez, exigem um raciocínio lógico e muitas vezes do conteúdo trabalhado em sala por parte dos seus alunos Essas atividades acabam facilitando o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais, além de estimular o aluno a pensar, ou seja, os jogos construtivos propicia benefícios para as crianças de forma visceral.

Kishimoto ainda comenta que:

Os jogos que são constituídos para fins de educacionais, por tanto construtivos, são considerados de suma relevância e isso deve-se ao fato do enriquecimento intelectual dos alunos por meio da experiência sensorial. Ele também tem um papel forte ao estimular a criatividade e desenvolver as habilidades necessárias para o processo evolutivo das crianças de um modo geral. (KISHIMOTO, 1999, p. 40).

Análise da obra:

O jogo tem um papel de provedor de aprendizagem para a criança, portanto quando se trata do núcleo adulto, não deve ser levado em consideração o mesmo pensamento e raciocínio, já que essa faixa obteve a evolução intelectual em suas vidas. Portanto, elas utilizam os jogos por puro prazer e por ser um instrumento de diversão para todas as faixas etárias.

FICHAMENTO 4:

Título da Obra:

ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: INCUBADORAS DE TRANSFORMAÇÕES NAS COMUNIDADES.

Dados bibliográficos:

TRAJBER; SATO. ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: INCUBADORAS DE TRANSFORMAÇÕES NAS COMUNIDADES. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Belo Horizonte, 2010.

Apresentação da obra:

Esse artigo tem como objetivo analisar a importância de adotar as práticas sustentáveis dentro do ambiente escolar. O estudo mostrará que através da escola sustentável, pode ocorrer significativas mudanças no comportamento educacional dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com