TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINANDO DE FORMA LÚDICA

Por:   •  27/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.031 Palavras (21 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

                               Ana Rosa Vieira Rocha/RU:1009655

                               Rakel N. Hastreiter Villanueva Gomes/RU;1020267

                               Soraia Rocha Carvalho/RU:1018468

                               Suely Dolly Hastreiter Villanueva/RU:1027608

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - GESTÃO ESCOLAR FASE II

FAZENDA RIO GRANDE

2016

                              CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

                             Ana Rosa Vieira Rocha/RU:1009655

Rakel N.H.Villanueva Gomes/ RU:1020267

                             Soraia Rocha Carvalho/RU:1018468

                             Suely Dolly Hastreiter Villanueva/RU:1027608

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – GESTÃO ESCOLAR – FASE II

Trabalho apresentado à Disciplina de

Estágio – Gestão Escolar – Fase II, no

Curso de Pedagogia, EAD do centro

Universitário Uninter, polo Fazenda Rio

Grande. Tutor Local:Catia Mara de

Oliveira.

                                                             

FAZENDA RIO GRANDE

2016

INTRODUÇÃO.

Neste trabalho objetivamos apresentar reflexões sobre a função do pedagogo na organização do trabalho pedagógico os princípios e conceitos onde foi realizado o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil (cmei) Santa Terezinha. Além de conter análise sobre sua proposta pedagógica e regimento interno, e o desenvolvimento da criança neste espaço.

          O Estágio Supervisionado Gestão Escolar Fase II foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santa Terezinha, situado à rua Rio Piquiri, s/n, no Bairro Iguaçu II, CEP: 83820000, localizado na cidade de Fazenda Rio Grande, no estado do Paraná, o contato com o Cmei pode ser realizado através do telefone (41) 36047557 e do email: cmei_santaterezinha@hotmail.com. O Cmei oferta atendimento nos níveis Educação Infantil de 4 meses aos 4 anos de idade no período integral – 7h30 às 17h00. A instituição atende a um número total de 86 alunos, desse número 01 é processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 12 de abril de 2016 à 28 de abril de 2016, no turno da tarde, sendo observadas às turmas de Berçário I  e II, Maternal I e II. O Centro Municipal de Educação Infantil Santa Terezinha (cmei) foi construído em alvenaria o prédio foi projetado para atender noventa crianças. Atualmente, dispondo de quatro salas de aula, sendo que a sala do Berçário I, tem a disposição dos seguintes móveis, um armário, um balcão, dois berços e um tapete emborrachado (tatami) organizado de forma que facilita  a locomoção das crianças já que as mesmas estão adquirindo como o engatinhar e andar. O banheiro é utilizado para a troca de fraldas, banhos pedagógicos e para as necessidades fisiológicas.

       A sala do Berçário II possui um armário, um balcão, um puf gigante com estrutura fórmica arredondada e um tapete emborrachado, este ambiente conta com um banheiro integrado onde ocorrem os banhos pedagógicos, as trocas de fraldas e as crianças utilizam para suas necessidades fisiológicas, pois a partir do segundo semestre, muitas crianças deixam as fraldas, incentivadas pela família e professoras.

      As salas do Maternal I e II possuem dois armários, várias cadeiras, carteiras e lousa. As crianças utilizam banheiro integrado à sala de aula para suas necessidades fisiológicas e banho pedagógico. O Cmei conta com um banheiro para uso das funcionárias, uma lavanderia, uma cozinha, uma dispensa, dois almoxarifados, sendo um para armazenamento de material pedagógico e outro para material de higiene e um refeitório, com uma secretária onde a direção atende a comunidade escolar e uma sala pedagógica para as professoras. Em se tratando de recursos tecnológicos o Cmei possui três computadores, duas impressoras, dois televisores, quatro DVDs, cinco rádios, além de móveis, eletrodomésticos e materiais pedagógicos.

         A área externa do Cmei possui um solário que dá acesso as salas do BI e BII, um pátio amplo com parque de areia dispondo de alguns brinquedos: dois escorregadores, dois gira-gira, duas gangorras e suporte em aço para três balanças e também uma pequena área verde com gramado e algumas plantas, utilizada para atividades pedagógicas e brincadeiras livres. Os espaços da instituição tem uma boa iluminação e ventilação, janelas amplas e ventilador nas salas sobretudo mantendo os espaços bem arejados e bem limpos mantidos pela equipe de apoio do Cmei, para somar no bem estar e desenvolvimento das crianças que fazem parte dessa instituição. As crianças interagem bem com os professores e funcionários, comunicando-se sempre que necessário. A equipe pedagógica é formada pela Diretora Cristine Speel formada em Pedagogia, Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva e seu tempo de serviço é 3 anos e 8 meses e seu tempo de experiência na área educacional é de 6 meses nesta instituição. E também a Pedagoga Denise Campos Marques formada em pedagogia e seu tempo de serviço como pedagoga é 2 anos e 3 meses e seu tempo de experiência na área educacional é 9 anos e 7 meses. A rotina da pedagoga na instituição é de organização e acompanhamento no planejamento e formação continuada por meio de textos e oficinas, ministra reuniões pedagógicas e conselho de classe, acompanha o desenvolvimento das crianças, bem como diagnostica as dificuldades dos mesmos junto com as professoras para resolver soluções.

       Estabelecimento da rotina – acompanhamento do processo garantindo a criança a organização tempo e espaço.

      A concepção da gestão escolar é toda a comunidade escolar envolvida na tomada de decisões da instituição tendo todos os segmentos envolvidos no conselho escolar e APP (associação dos pais e professores). As ações voltadas para a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, procura-se dar um atendimento igualitário e em casos específicos é solicitado um profissional de apoio para poder atender com melhor qualidade. O processo da formação continuada é subsidiar na elaboração e acompanhamento da proposta pedagógica, regimento escolar e plano de ação do Cmei no que tange o atendimento, subsidiar na concretização e avaliação do currículo municipal e as reuniões pedagógicas e conselhos de classe estão previstos no calendário escolar, também é realizado formações pela secretária de educação e pela instituição ministrado pela coordenação pedagógica e direção. A organização da hora atividade é de 30% sendo 12 horas na semana, cada dia um, nível sai para o planejamento, sendo segunda (equipe de linguagens), terça-feira (berçário I), quarta-feira (berçário II), quinta-feira (maternal I), sexta-feira (maternal II).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com