TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MÉTODO MONTESSORI

Por:   •  20/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3
  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MÉTODO MONTESSORI

Autoeducação – De acordo com Montessori, devemos confiar na capacidade da criança. Que se ela puder contar com um ambiente preparado e adequado ela pode se desenvolver sozinha de forma livre e independente. A criança naturalmente explora o ambiente à sua volta, porque tem o desejo de conhecer e descobrir, por isso o importante ter um ambiente preparado para essas descobertas e também apresentar materiais adequados para essa criança, esses materiais feitos para serem manipulados por ela, trabalhando um novo desafio de cada vez e dando a ela a chance de perceber e aprender com os seus próprios erros, com total liberdade de escolha e de repetir a atividade quantas vezes quiser e com isso ela possa desenvolver suas potencialidades, em seu ritmo.

Educação cósmica – para montessori todos os tipos de fontes e ciclos de vida, de substâncias orgânicas e inorgânicas, de elementos animados e inanimados, de itens materiais e imateriais, todas as palavras, sentimentos, pensamentos e linguagens fazem parte de uma grande estrutura cósmica, integrada e organizada. Há várias formas de manter o interesse das crianças pelo mundo ao seu redor e uma das mais belas é fazer ela perceber que todas as coisas estão profundamente conectadas e dependem umas das outras para existir. Isso permite que a criança desenvolva um senso de gratidão com tudo que há no universo.

A educação cósmica desperta na criança a liberdade de explorar, de estudar e de procurar conhecimentos do universo ao todo.

MARIO MONTESSORI conta, uma vez que as crianças estavam conscientes do trabalho cósmico: “As crianças viam claramente a função cósmica de tudo o que observavam e penetravam suas tarefas eles demonstravam um sentimento de gratidão; a Deus pelo que havia criado, e aos Homens, por terem criado, a partir das condições naturais, um mundo supernatural, no qual cada indivíduo poderia caracterizar sua tarefa e obter ele mesmo tudo o que necessitava e que era produzido pelo trabalho de outros homens”.

A educação cósmica consiste em meios criativos para conduzir a uma nova vida, com uma participação responsável para todos os fenômenos naturais e humanos.

Educação Científica – Esse pilar tem suas bases no fato de que a educação deve ser encarada como uma ciência baseada na constante observação das crianças e não apenas a implantação de regras, e punições. A estrutura escolar atual veio de uma organização da época da Revolução Industrial e foi baseada em hierarquias rígidas em relação de poder, e não naquilo que era melhor para o desenvolvimento da criança. A educação científica propõe a observação como uma maneira de compreender o mundo. A criança que observa o mundo, que toda tudo ao seu redor é o cientista que desvenda, que investiga. Por meio dessas constantes observações colabora para a construção do equilíbrio interior e da felicidade na vida da criança e do futuro adolescente.

[pic 1]

  • PRINCIPIOS ATIVOS DO MÉTODO MONTESSÓRI

Ambiente Preparado – A civilização tirou tudo aquilo que é essencial a vida do alcance físico da criança, tudo tem que ser entregue a criança. No Método o esforço é devolver a criança o ambiente de liberdade e independência, onde tudo seja organizado, oferecido e preparado para a ação infantil. É importante que o ambiente da criança seja do tamanho dela, simples e minimalista, que contenha objetos interessantes para a mesma, e importantes para seu desenvolvimento de vida rumo a independência do adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com