TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Leitura Consciente

Daniele Lucas de Oliveira Trombela 2040338

Elaine Cristina Alves Silva 2018097

Mirelli Rodrigues Santos 2044056

Roberta Queiroz Espindola 2051950

Rodrigo Ponciano Mendes da Rocha 2022564

Taiele Tauani da Silva Augusto 2017993

TEMA: Leitura e escrita sobre o meio ambiente.

O projeto visa abordar a prática da leitura no cotidiano escolar como estratégia metodológica para desenvolvimento de conteúdos sobre educação ambiental, pensando em despertar e criar no aluno uma consciência crítica acerca da sociedade, como encontrar soluções aos seus diversos problemas, que optamos em trabalhar a temática da leitura como possibilidade de difundir a educação ambiental, pois a prática da leitura crítica bem trabalhada poderá ser uma aliada no processo de construção e reconstrução ao modelo social.

Situação problema:

A leitura sobre meio ambiente surgiu como uma proposta educativa, procurando desenvolver com os alunos os problemas ambientais existentes.

Falar sobre meio ambiente na educação infantil é muito importante para formação dos alunos, incentivando eles a ler sobre a educação ambiental e assim incentiva eles cuidarem bem do meio ambiente.

Uns dos principais problemas no meio ambiente são queimadas, boieiros sujos, ruas sujas e desmatamento. Essa situação aumenta vário risco para o ser humano, exemplos: doenças respiratórias, problemas de coração e muitas outras doenças.

Conforme o professor for realizando a leitura com seus alunos sobre a questão ambiental ele podem incentivar as crianças a cuidarem bem do meio ambiente, exemplos: Ensinar sobre reciclagem, economizar água, não colocar fogo em matas, não jogar lixo nas ruas e no boieiros e etc.

Assim o professor pode também realizar a leitura sobre a questão ambiental em sala de aula fazendo um planejamento e incentivando os alunos com conteúdos do meio ambiente, exemplos: fazer uma leitura dinâmica, professor levar materiais relacionados à leitura e ao meio ambiente, após a leitura pode fazer uma roda para conversar sobre a educação ambiental ou fazer um passeio em uma praça para fazer uma leitura observa tória. Assim incentiva as crianças a se interessar na leitura sobre a questão ambiental e ficando mais divertido, incentivando as crianças a cuidarem bem do meio ambiente que vivemos através da leitura também conscientizando a importância do mesmo.

Justificativa e embasamento teórico

A humanidade sempre buscou no meio ambiente satisfazer suas necessidades básicas

em termos de água, alimento, saúde e energia, sem se preocupar com o término desses

recursos que muitas vezes custam à vida de outros seres vivos do meio. É certo que quanto

mais uma sociedade cresce e se desenvolve, mas ela produz e enriquece, porém provoca uma

quantidade muito maior de problemas ambientais. Por muito tempo o homem não se

preocupou em como trabalhar esses problemas. Atualmente, observam-se grandes catástrofes

ambientais como, por exemplo, queimadas, secas, chuvas ácidas, desgelo nos polos,

tempestades tropicais entre outros, por isso é necessário a construção de uma sociedade que

saiba usufruir de recursos naturais sem destruir a vida de outras espécies ou até mesmo do

próprio homem.

Público-alvo/Objetivos

A proposta do projeto está direcionada as crianças do 4° ano do Ensino Fundamental.

O objetivo geral do projeto é desenvolver a leitura e escrita, usando como tema o meio ambiente, pois além de trabalhar o desenvolvimento das crianças sobre ler e escrever, obterá conhecimento sobre um assunto mundialmente importante.

Os objetivos-específicos são

Favorecer as crianças.

Criar trabalhos através do estudo realizado no projeto.

Propiciar o desenvolvimento da escrita.

Promover uma leitura melhor.

Ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente.

Percurso Metodológico

A educação ambiental abarca uma diversidade de procedimentos e métodos para que os professores utilizem práticas construtivas do conhecimento e assim busquem compreender a totalidade da relação homem e meio ambiente. Dessa forma é de suma importância que o professor busque uma boa formação na condução de seus alunos para uma boa qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Assim será possível enriquecer e dinamizar sua aula aplicando a metodologia da leitura.

A prática da leitura deve ser cultivada, incentivada e aplicada a cada aula, e para que isso aconteça é necessário que escola ofereça os condicionamentos necessários para o sucesso dessa prática, bem como o empenho e a responsabilidade do professor em atuar como mediador desse processo. É importante a disponibilidade de uma biblioteca equipada, com acervo atualizado e informatizado, por parte do professor cabe planejar, estudar e se manter sempre comprometido com seu fazer pedagógico. Pensando nisso, foi pensado para esse projeto as seguintes etapas:

1) Primeiro será apresentado aos alunos o tema através do Datashow, utilizando-se de fontes como livro didático e sites educativos.

2) Roda de leitura, onde será debatido sobre as questões ambientais e possíveis intervenções. Nesta etapa será pedido aos alunos que formem grupos de até três pessoas, onde cada grupo trará uma abordagem específica do tema(água, lixo, matas/florestas, centros urbanos, animais, rios mares e lagos, etc.) para apresentar aos demais a importância de se cuidar de cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com