TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

O PODER DA MÚSICA NO ENSINO

ROSANA DO CARMO ANDRADE DA SILVA RA: 1938158

POLO IBATÉ

2022        

SUMÁRIO

1. Situação problema

2.Justificativa e embasamento teórico

3. Público alvo

4. Objetivos

5. Percurso percorrido

6. Recursos

7. Cronograma

8. Avaliação

9. Produto final

10. Referências

 

1. SITUAÇÃO PROBLEMA

  O tema surgiu ao ver a necessidade de falar sobre a música. Existe uma grande dificuldade nas famílias em passar para seus filhos, a importância da música no aprendizado deles.

  Devemos contribuir para o aprendizado da música de uma forma atraente, lúdica e educativa. Há um problema com os alunos da pré-escola, por conta da falta de conhecimento de assuntos básicos da música. Sabemos que a criança aprende a maioria das coisas em casa com os pais, mas devido ao fato de passarem a maior parte do tempo em instituições de educação temos o compromisso de acompanha-los no desenvolvimento nessa área especifica.

2. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

  A música é uma linguagem feita de ritmos e sons, capaz de exprimir e despertar sentimentos. Ela representa uma fonte importante de estímulos, equilíbrio e autoestima para as crianças de todas as idades, além desenvolver o raciocínio, criatividades e outros benefícios. No contexto escolar, a música amplia e facilita a aprendizagem do educando, contudo as crianças irão adquirindo coordenação motora, vocabulário e autocontrole, com isso a música se torna um poderoso recurso pedagógico.

No entanto, nos dias de hoje, o professor ainda encontra dificuldades em trabalhar música na educação infantil. Esta indagação surge em função da percepção de que a música pode atrair e envolver as crianças elevando sua autoestima, a criatividade e a imaginação.

  Desde o útero materno a criança sofre influencias musicais distintas, ambiente musical frequentado pelos pais e pela sociedade em que está inserida. A criança tem necessidade em estar em contato com a música, pois é através dos diversos sons que a criança ainda bebê começa a interagir com o meio. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva.

  Ao cantar ou imitar a criança passa a descobrir suas capacidades e estabelece relações com o meio em que vive. Além da música encantar, ela tem a capacidade de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante.

  Dessa forma, levar a música para a sala de aula, como auxílio pedagógico é fundamental, tanto para o desenvolvimento do ensino aprendizagem como também o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convívio social.

3. PÚBLICO ALVO

  Esse projeto foi desenvolvido para crianças de 06 meses até 03 anos, onde nessa fase já conseguem entender mais facilmente a interação da música. A música desperta a criatividade, propicia que a criança se expresse, mas depende da maneira de como ela é colocada. Não devemos levar tudo pronto, mas deixarmos que a criança invente, crie, cante da forma que ela sentir.

4. OBJETIVOS

  O grande objetivo do projeto (Poder da Música no Ensino) é mostrar a necessidade da música no aprendizado e criatividade das crianças. Sensibilizar pais e mães da importância de incentivar os filhos a terem compromisso com as práticas ensinadas no projeto e devera ser levado para toda a vida. O objetivo específico é de levar ao aluno adquirir desde pequeno a importância da música.

  Iremos explorar a música em diferentes ritmos, promover a sociabilidade e a expressividade, auxiliar no desenvolvimento sensório-motor, estimular a criatividade e principalmente auxiliar na formação integral das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com