TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.240 Palavras (17 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ADENILDA AUXILIADORA VIEIRA MACHADO

RA 1086886

OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

        

CARIACICA

2016

ADENILDA AUXILIADORA VIEIRA MACHADO

RA 1080118

OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Monografia apresentada a Universidade de Uberaba - UNIUBE como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação em Pedagogia sob orientação da Professora Marcia Guimaraes Oliveira de Souza.

CARIACICA

2016

ADENILDA AUXILIADORA VIEIRA MACHADO

        RA 1080118        

OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

BANCA EXAMINADORA

Professora Marcia Guimaraes Oliveira de Souza.

.

CARIACICA – ES, _____ de _______ de _______.

RESUMO

Tomando como base o tema educacional avaliação da aprendizagem e a intencionalidade dos seus usos, bem como a forma e o emprego dos seus instrumentos, direcionamos este trabalho.  A avaliação educacional estabelece uma relação com o ato de planejar do professor e dentro do contexto educacional se estabelece como um elemento fundamental no processo de aprendizagem.  este trabalho visa apresentar uma reflexão sobre o papel da avaliação nos processos educacionais e sua importância para o trabalho pedagógico, mostrando tal faceta utilizando-se da pesquisa qualitativa e bibliográfica.

Palavras-chave: Avaliação.  Aprendizagem. Educação. Avaliação da Aprendizagem.

ABSTRACT

Building on the theme educational evaluation of learning and intentionality of its uses and the form and the use of their instruments , we direct this work. The educational assessment establishes a relationship with the act of planning the teacher and within the educational context is established as a key element in the learning process . This paper presents a reflection on the role of evaluation in the educational process and its importance to the pedagogical work showing this facet using qualitative and literature .

Keywords : Assessment . Learning. Education. Learning assessment

AGRADECIMENTOS

À minha querida família, pelo apoio que me deram durante todo o curso.

Aos amigos que fiz durante o curso de pedagogia na UNIUBE.

Aos professores, preceptores e coordenadores que me orientaram com empenho para que eu conseguisse chegar até aqui.

Adenilda Auxiliador Vieira Machado

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                        07
  2. REDEFININDO O PAPEL DO ENSINO                                                09
  3. A AVALIAÇÃO COMO UM ATO INTENCIONAL                                11
  4. OS TIPOS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO                        13
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        16
  6. REFERÊNCIAS                                                                         17

1        INTRODUÇÃO

Deparamo-nos com várias discussões sobre o tema avaliação educacionais e seus objetivos no processo de aprendizagem.  Percebemos que há um despertar para tal tema, pois há cada vez mais uma transformação e complexidade da sociedade que exige dela mais reflexão e diálogo.  É comum nos depararmos com seminários fóruns de discussão e eventos voltados para esse tema na atualidade, pois é realmente urgente pensarmos sobre a questão do envolvimento do aluno, da sua participação no processo de aprendizagem, em sua autonomia e no exercício de sua cidadania.  Elementos grandemente debatidos e esperados na maioria dos Projetos Políticos Pedagógicos.

Pensar no aluno como um sujeito da construção do seu conhecimento e no professor como mediador mostra que há necessidade de se mudar os critérios de avaliação que vêm sendo utilizados nas escolas, pois estes ainda seguem os rumos de uma educação tradicional, na qual o professor define o que o aluno deve aprender e na hora de avaliar este parece querer medir o que o aluno deixou de aprender.

O debate sobre a intenção na hora de avaliar e a consciência de que a mudança é necessária não são atuais, mas sim há décadas já se vem discutindo esse tema.  Perrenoud (1999) sugere que os novos modos de avaliar geram dúvidas, pois ainda carregam consigo formas tradicionais.  Vejamos o que ele diz: “Pode-se bastante modificar as escalas de notação, a construção das tabelas, o regime das medias, o espaçamento das provas. Tudo isto não afeta de modo radical o funcionamento didático ou o sistema de ensino” (PERRENOUD, 1999, p. 145).

O que Perrenoud (1999) quer nos mostrar é que as mudanças não devem acontecer somente nos instrumentos de avaliação, mas em toda a prática avaliativa em si.  Os educadores ainda apresentam certa resistência a novas propostas de avaliação e isso dificulta as mudanças.  De certa forma, até mesmo os pais cobram da escola certa postura com relação ao tipo e avaliação aplicada aos seus filho, pois se os mesmos não apresentam notas de provas, como ter certeza desse processo?  Assim as reflexões sobre avaliação tornam-se cada vez mais atreladas aos costumes e cobranças dos sistemas e adiam-se as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com