TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras trabalho de faculdade

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 7

Consultoria à Cafeteria.

A empresa qual prestaremos esta consultoria é do ramo de alimentação, sendo esta uma cafeteria, localizada no centro de São Paulo SP e vem apresentando dificuldades, que estão comprometendo a continuidade da atividade econômica, o que não é desejável. Logo identificaremos  os problemas relacionados e as particularidades desta empresa, para então focar especificamente as alternativas ideais para que venha aperfeiçoar a atividade e seus resultados.

Desenvolveremos um processo de aprendizagem do proprietário, que se mostra desorientado, e integraremos uma política de qualidade que estruture o desempenho prático dos serviços e funcionários, alcançando os clientes com satisfação.

Neste processo será aplicado planejamento estratégico e gestão de pessoas, onde por meio de tecnologias, ferramentas e competências possibilitaremos a continuidade do ciclo da qualidade.

Apresentaremos uma proposta inovadora que recoloque a cafeteria de maneira competitiva no mercado, e através dos conceitos de processos administrativos implantaremos competências ao gestor que lhe permitirão analisar e sintetizar usando as funções: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Identificando os pontos fracos e fortes e relacionando ao conceito de Empresa e seu ambiente.

Uma empresa é uma organização social sujeita a mudanças constantemente, pois seus resultados dependem de um mercado externo, isto é, do comportamento ou influência do ambiente que está contida, por esse motivo considerasse uma empresa como sistema aberto, um sistema que está exposto à necessidade ou capacidade de adaptação ao ambiente.

Temos a informação dos problemas que a Cafeteria apresenta, sendo:

  • Queda de vendas;
  • Insatisfação dos clientes com os produtos oferecidos;
  • Caixa negativo;
  • Falta capital de giro;
  • Desmotivação dos funcionários, que só não saíram porque a empresa não tem dinheiro para pagar a recisão;
  • O proprietário é quem trata as negociações com fornecedores e pagamentos, porém fica todo o tempo no escritório e não acompanha o atendimento dos clientes.

Portanto entendemos que segundo o conceito de sistema aberto, a cafeteria não se adaptou ao mercado, ou ambiente em que está contida. Sendo assim faltou adaptabilidade, que é consequência pela falta de competência e habilidade do gestor, quando a empresa em si funciona através da administração e a sinergia de pessoas.

Neste caso o proprietário não acompanhou as características e tendências do mercado e seus funcionários simplesmente deram seguimento na direção em que estava o negócio, surgindo então os sinais de insucesso.

Porém vemos aqui, mesmo nessas condições, pontos fortes, que serão relevados e usados a favor da atividade, sendo esses:

  • Funcionários experientes e competentes;
  • O proprietário tem esperança no negócio;
  • Localização do ponto comercial;
  • O estabelecimento já é conhecido e mesmo que apresente produtos insatisfatórios, sugerindo mudança, ao público, chamará atenção e causará expectativa.

Partindo desse ponto de vista impactamos não apenas externamente mais internamente, ou seja, criamos a possibilidade de adaptação, isto é, o proprietário que apresentou um negócio com problemas, agora se torna um empreendedor, administrará sua empresa e tem desafios a serem superados.

Características do administrador – Processo de aprendizagem do proprietário.

Identificamos um administrador que age de maneira obsoleta, quando fica parado esperando seus produtos serem vendidos, talvez, achando que pela sorte é que se estabelecerá o sucesso de sua empresa. Assim, após termos identificado fraquezas e forças da cafeteria, nessa etapa da consultoria começamos a estabelecer procedimentos e conceitos a serem seguidos, implementando técnicas e habilidades específicas ao conhecimento do proprietário para posteriormente criarmos um plano de ação.

Basearemos nos conceitos de Idalberto Chiavenato para promover ao proprietário o seguinte:

  1. Conceito atual de administração
  2. Competências
  3. Habilidades
  4. Conscientização do posicionamento de um administrador moderno

Administração é a ferramenta, a função ou instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir desenvolvimento; (Chianenato 4ª Edição pag. 6).

Chiavenato defini administração como modo de fazer acontecer, e é verdade. Esse processo de administrar integrado de tantas variáveis surge de um grande acúmulo de conhecimento que vem passando de geração, se tornando realmente uma ferramenta e instrumento para gerar resultado.

Para usar ou fazer administração o administrador deve estar preparado e educado para pensar de maneira estratégica, isto é, conhecer profundamente os instrumentos a serem utilizados para fazer o uso eficiente, porém, é, além disso, será preciso uma percepção das situações que apenas surgirá com o desenvolvimento de competências.

Para Chiavenato tais competências são:

  • Conhecimento: é o saber acumulado pela aprendizagem
  • Habilidades: é a capacidade de aplicar o conhecimento acumulado
  • Julgamento: é o saber analisar cada situação, proporcionando a capacidade de decidir quando e como fazer as coisas.

  • Atitude: é sair da zona de conforto, o saber fazer acontecer, assumir riscos, é pela atitude que o administrador se torna um formador de opiniões e um agente de mudanças na organização.

Essas competências envolvem habilidades, que são basicamente três:

  1. Técnicas: utilizar conhecimentos sistêmicos, metodológicos, técnicos e equipamentos para realizar tarefas específicas.
  2. Humanas: capacidade e discernimento de trabalhar com pessoas.
  3. Conceitual: capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos, perspicácia.

Nessa abordagem identificamos, como particularidade, o proprietário como empreendedor e líder. Sendo assim deve ter como princípio quebrar essa barreira que está obstruindo a continuidade de seu negócio criando algo novo com perseverança e determinação, enxergando resultados impossíveis e impulsionando pessoas a seguirem oportunidades que muitos abandonariam de longe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com