TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina de Ciências da Natureza: Os Estados físicos da Água.

Por:   •  29/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental

Aluno: Bruna Carvalho da cunha Pereira

Matrícula: 1230204862 (Caloura 2023.2)

Curso: Pedagogia para Licenciados

RIO DE JANEIRO

2023

Oficina de ciências da Natureza

Tema: Os estados físicos da água.

Duração: 100 min

Série: 3° ano

Objetivos da oficina: Identificar os estados físicos da água e suas mudanças.

Ao final da oficina, os alunos deverão ser capazes de:

  • Descrever as características e as mudanças dos estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso).
  • Explicar os processos de fusão, vaporização, condensação e solidificação da água.
  • Generalizar o conceito de mudança de estado físico para outras substâncias.
  • Relacionar o tema com a perspectiva CTSA, ou seja, compreender como a ciência e a tecnologia influenciam e são influenciadas pela sociedade e pelo ambiente.

PARTE 1 – Atividades teóricas (25 min)

-Apresentação.

A água é uma substância essencial para a vida no planeta Terra. Ela está presente em nosso corpo, nos alimentos, no ar, no solo e em todos os seres vivos. A água também pode ser encontrada na natureza em diferentes formas: líquida, sólida e gasosa. Essas formas são chamadas de estados físicos da água e dependem da temperatura e da pressão do ambiente.

Nesta oficina, vamos aprender mais sobre os estados físicos da água e como eles se transformam uns nos outros. Vamos também realizar algumas experiências práticas para observar as mudanças de estado da água e entender os conceitos de fusão, vaporização, condensação, solidificação e sublimação. Além disso, vamos discutir como a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente se relacionam com o tema da água e como podemos usar esse recurso de forma consciente e sustentável.

OBS: Enquanto o professor faz essa explanação inicial, no retroprojetor deverá ser colocado uma imagem que tenha a ver com o tema.

- Logo após a apresentação aos alunos serão passados vídeos sobre o tema para melhor entendimento antes das experiências práticas.

  •  O que é o ciclo da água,” que explica de forma simples e divertida como a água se transforma nos seus diferentes estados físicos e como ela se movimenta na natureza.

Link: 

  • Vídeo” Planeta Água”, que é uma música do cantor Guilherme Arantes que fala sobre a importância da água para a vida e para o planeta. Essa música pode ser usada para sensibilizar os alunos sobre a questão ambiental e social relacionada à água.

Link: 

  • Um terceiro vídeo é o Estados físicos da água”, que é uma animação que mostra as características e as mudanças de estado da água, usando exemplos do cotidiano dos alunos. Esse vídeo pode ser usado para introduzir os conceitos científicos que serão trabalhados na oficina.

Link: 

PARTE 2- Atividades Práticas (75min)

-Exploração

Nessa etapa iremos propor duas atividades a fim de que os alunos possam realizar experiências com a água.

1°- Atividade: Mudança de estado físico da água

Propõe aos alunos observar as transformações da água em seus três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) usando materiais simples como gelo, panela, fogão, bexiga e garrafa pet. O objetivo é explicar os conceitos de fusão, vaporização, condensação e solidificação da água.

Materiais necessários para realizar essa atividade:

1 Bacia, 1vela, 1fósforo ou isqueiro,1 copo e 1prato

Passo a passo:

Colocar um pouco de água na bacia e coloca-la sobre uma superfície plana. Logo após colocar a vela no centro da bacia e acendê-la com o fósforo ou isqueiro. O colo deverá ser colocado sobre a vela, de forma que a chama fique dentro do copo e o ar possa circular pela borda do copo. Em seguida colocar o prato sobre o copo, de forma que ele fique inclinado e apoiado na borda da bacia. E por último, deve-se observar o que irá acontecer dentro e fora do copo.

Será possível perceber que a água da bacia vai evaporar por causa do calor da vela e vai se condensar na parte interna do copo, formando gotículas. Essas gotículas vão escorrer pelo copo e se acumular no prato, formando uma pequena poça. Essa poça vai escorrer pela borda do prato e voltar para a bacia, completando o ciclo.

2°- Atividade: O ciclo da água

Propõe aos alunos simular o ciclo da água na natureza usando diversos materiais. O objetivo é demonstrar como a água se movimenta entre os diferentes estados físicos e os diferentes reservatórios naturais.

Materiais necessários para realizar essa atividade:

Gelo, panela, fogão, termômetro, copos, colheres, bexiga, garrafa pet.

Passo a passo:

Colocar alguns cubos de gelo em um copo e observar a sua forma e temperatura. Usar o termômetro para medir a temperatura do gelo e anotar em um caderno ou em uma ficha. Colocar um pouco de água em uma panela, levar ao fogo, observar o que acontece com a água, medir novamente a temperatura e logo após anotar o caderno. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e coloque uma colher sobre a panela. Observe se há gotas de água na colher e de onde elas vieram. Encha uma bexiga com ar e amarre a ponta. Coloque a bexiga dentro de uma garrafa pet vazia e feche bem a tampa. Observe o que acontece com a bexiga dentro da garrafa. Coloque a garrafa com a bexiga em um lugar quente, como perto de uma janela ou de uma lâmpada. Observe o que acontece com a bexiga dentro da garrafa depois de algum tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (565.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com