TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização da Educação Brasileira

Por:   •  7/7/2022  •  Ensaio  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROFESSORA: Dra. Karla Raphaella Costa Pereira

DISCIPLINA: Organização da Educação Brasileira

ALUNA(O): Joelma da Costa Gonçalves Macedo

MATRÍCULA: 1537827

A frente de tantas desigualdades e de um ensino de péssima qualidade houve a necessidade de implantar um sistema de ensino no Brasil, chamado de Sistema Nacional de Educação (SNE), o mesmo possui conjuntos de normas que garantem uma educação de qualidade a todos,  ideias que nascem a partir do século XIV, com o intuito de unificar e organizar a educação, fazendo com que toda a rede nacional de escolas tenham objetivos em comum.

A princípio e diante de todos os textos estudados do autor Saviani (2010, p. 381), afirma que a palavra sistema significa “a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante”. Após esclarecer o que significa tal palavra, vamos aplicar o termo à educação, Saviani (2008) elucida como um conjunto de redes ou instituições escolares públicas. E o resultado é uma educação sistematizada, quando o ato de educar de uma forma reflexiva, consciente, intencional e coletiva (Saviani, 2009).

No Brasil ocorreram três oportunidades para que o Sistema Nacional de Educação acontecesse, a primeira foi com o Manifesto dos Pioneiros no ano de 1930 com a Educação Nova e com a Constituição Federal de 1934, onde se elucidou as diretrizes da educação e com a formulação do Plano Nacional de Educação, logo após veio a Constituição Federal de 1946 onde também ocorreu às exigências de diretrizes para a base da educação nacional. Outra oportunidade nasce na criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, diante dessas oportunidades citadas, que nenhuma obtiveram êxito por causa da centralização de poder apenas nas mãos da classe burguesa e a classe proletária sempre ficando em segundo plano.

A partir desses esclarecimentos, começo dizendo que até hoje, depois de quase dois séculos de lutas, o Sistema Nacional de Educação ainda não foi implantado no Brasil, pois os índices de analfabetismo e a baixa escolarização da sociedade brasileira ainda são altos, gerando assim,  a desigualdade social no país. E são vários os óbices para que essa integralização aconteça, a falta de investimentos é um dos fortes motivos, sem os recursos necessários para investir no funcionamento do ensino público brasileiro não há Sistema Nacional de Ensino, ainda que no decorrer dos anos os financiamentos aumentem ainda são valores medíocres à frente do que se precisa para erradicar o anafalbetismo e a desigualdade social.

Como discorrido em poucas palavras, a não efetivação desse sistema no Brasil traz consequências absurdas para toda a população do nosso país, como já dito, já houve várias tentativas de implementação do mesmo, vemos ainda avanços e ao mesmo tempo retrocessos, mas estamos caminhando para resultados positivos, apesar de tantos desafios.

Temos que ser seres mais participativos e ativos diante de cada passo dado, estar sempre participando de debates, ter vez e voz quando se falar de consultas públicas e estar sempre envolvidos na luta da materialização do Sistema Nacional de Educação, tudo isso é válido para a construção coletiva de uma escola pública de ensino gratuito e de qualidade para todos, sem fazer acepção de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com