TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)

1. Faça um relato sobre a História da Educação no Brasil, desde a chegada dos Jesuítas até os dias de hoje. ( mínimo uma página)

A Educação no Brasil iniciou na fase Jesuítica com a chegada dos Jesuítas ao país em 1549 que tinha por objetivo catequizar a população visando combater o avanço da Reforma Protestante, tendo como representante o Padre Jesuíta Inácio de Loiola. A educação era voltada para a transmissão do conhecimento, objetivando catequizar. Nessa fase a educação era privilégio da burguesia.

Na fase Pombalina aconteceu a expulsão dos jesuítas e o surgimento do ensino público, financiado pelo estado, porém não em todas as cidades das províncias, não havia professores qualificados e a educação era caótica, o estudo era simples e abreviado. Após a reforma pombalina a educação no Brasil continuou reduzida a segundo plano pelas classes dirigentes e foi desse modo que chegou à independência destituído de qualquer forma organizada de educação escolar.

A terceira fase foi a Joanina que proporcionou a criação do ensino superior no Brasil. Ensino dividido em três faixas: ensino primário, leitura e escrita e ensino secundário, aulas régias e ensino superior.

Desde o período do Brasil colônia os resquícios ainda constatados na educação atual, é a desigualdade econômica e social que refletem no sistema educacional, um indivíduo da elite recebe uma educação ampla, possibilitando um aprendizado e formação de qualidade, diferente de um indivíduo de baixa renda, onde muita das vezes nem ao menos tem oportunidade de frequentar a escola e quando se tem não pode contar com um ensino de qualidade.

. Houve um plano de estudos organizado pelo padre Manuel da Nóbrega que consistia em duas fases: na primeira fase, considerada como do ensinamento dos estudos elementares, era constituída pelo aprendizado de português, do ensinamento da doutrina cristã e da alfabetização. Para a segunda fase do processo de aprendizagem idealizado por Manuel da Nóbrega, o aluno teria a opção para escolher entre o ensino profissionalizante e o ensino médio, segundo suas aptidões e dotes intelectuais revelados durante o ensino elementar, o renascimento foi um período da história que seria o final da idade média para a idade moderna, este foi um período também de desenvolvimento da arte. Seu objetivo era catequisar e instruir os indígenas, sendo assim sentia necessidade de incluir os filhos dos colonos, uma vez que eram os jesuítas os únicos educadores. Nóbrega encontra uma grande resistência quando entra em vigor as Constituições da Companhia de Jesus e assim entra em choque com a própria ordem religiosa.

Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, e podemos dizer que a educação brasileira tem um princípio, meio e fim bem definido,

cuja divisão foi baseada nos períodos que podem ser considerados como os mais marcantes e os que sofreram as rupturas mais concretas na nossa educação.

2. Quem é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental? E pelo Ensino Médio?

A Educação Infantil e Ensino Fundamental é de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com