TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Gestão da Educação Brasileira

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

CAMPUS NATAL/ZN

DISCIPLINA: Organização e Gestão da Educação Brasileira

ATIVIDADE AVALIATIVA

  1. Realizar reflexões considerando as questões abaixo:

  1. Por que os autores afirmam que a escola possui uma administração diferenciada da administração empresarial? Destaque as diferenças entre as funções da organização escolar e empresarial no que se refere aos seus objetivos. Quais os principais argumentos utilizados por estudiosos que defendem que a administração educacional se assemelha a administração empresarial e por estudiosos que discordam desse posicionamento? Vocês concordaram com qual perspectiva? Justifiquem.

  Os autores são contra pois a natureza do processo pedagógico impossibilita um modelo de produção capitalista aonde o estudante e ao mesmo tempo objeto (beneficiário do sistema) e sujeito do ato educativo. Tendo diferenças entre educação e linha de produção, entre organização escola e organização empresarial por exemplo : no modelo educacional o  aluno é sujeito e objeto no processo de produção e socialização do conhecimento historicamente produzido e já uma organização  empresarial os fins da atividade humana são a produção de mercadorias, visando à obtenção de lucro, além de outras diferenças  essa e só um exemplo.
Discordo da opinião do autor pois minha opinião pessoal e possível também ver semelhanças entre educação e organização empresarial, pois por exemplo numa linha de produção uma matéria prima bruta sai trabalhada e com mais valor mesma coisa um aluno que entra numa escola de forma bruta sem conhecimento ao sai de dentro de uma escola ele sai uma matéria nobre e com mais valor agregado, sendo uma escola também um a fabrica de conhecimento, entre outras semelhanças entre escola e mundo capitalista.

  1. Apresentem o significado e as características essenciais dos modelos de gestão e sua influência na organização da escola.

Modelo democrático: Definição explícita, por parte da equipe escolar e da sociedade na gestão da escola.

Autogestão: anarquia falta de autoridade administrativa.

Co-gestão: modelo de participação da comunidade escolar.

  1. Delimitem os fatores econômicos e sociais impulsionadores da Reforma educacional brasileira a partir da década de 1990.

Os fatores principais foram à globalização e à reestruturação do processo produtivo, é caracterizado por transformações pautadas por uma concepção de Estado que cede lugar para o mercado, diminuindo seu tamanho, reduzindo gastos públicos e abrindo suas fronteiras para o capital internacional.

 Seguindo diretrizes dos organismos internacionais, consolida a reforma de suas estruturas e aparato de funcionamento, desregulamentando a economia, privatizando empresas públicas, reformando e descentralizando os serviços de proteção social e flexibilizando as relações trabalhistas, configurando-se, assim, pela minimização do papel do Estado no que se refere às políticas públicas.

  1. Quais as características que devem assumir uma gestão para que seja democrática? Fale um pouco sobre seus possíveis mecanismos de efetivação.

A participação de docentes e discentes e comunidade na administração da escola ao qual deve servi aquela comunidades sendo  tendo assim a participação da comunidade beneficiada pela escola.
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas.

  1. Quais os diferentes significados da autonomia no contexto escolar? Destaque o significado da autonomia nas três dimensões da escola.

Autonomia pode ser entendido como democratização da gestão escolar, independência, sistema ético segundo o qual as normas de conduta provêm da própria organização humana ou ainda a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com