TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação e Práticas

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – OPPI

ALUNO (S):

JULIANA CARVALHO PEREIRA PACHECO – RA 1537543

Mariana Marques de Azevedo Pizarro – RA 1519125

POLO TUCURUVI

2015

Plano de Aula para Educação Infantil 0 a 3 anos

  1. Identificação

- Tema da aula: Conhecendo as cores

- Área do Conhecimento: Artes Visuais

- Público Alvo: Educação Infantil (x) 0 a 3 anos

- Duração da aula: 50 minutos

  1. Conteúdo

- Conhecer e identificar as cores

  1. Objetivo

- Conhecer as principais cores

- Reconhecer a existência das cores no mundo

- Apreciar as artes visuais e ampliar o vocabulário

- Promover a interação entre as crianças.

  1. Recursos

- 1 caixa de papelão forrada colorida

- Rolo do papel higiênico (somente o papelão)

- Giz de cera coloridos (cores do arco íris)

- Lápis de cor

- Tinta Guache

- Cola

- 1 Placa grande de Isopor grossa

  1. Organização da aula
  1. Introdução ao tema da aula

Previamente organize a sala de aula com os rolos de papel higiênico dentro de uma caixa, separe a tinta guache, a cola e o isopor.

Questione: O que podemos fazer com esse material? Mostramos a tinta guache e depois os rolinhos. As crianças devem relacionar a desenhar, pintar algo. Pergunte: “Vamos da vida a esses rolinhos, colorindo bem bonito com essas cores?” Faça outros questionamentos. “Como podemos pintar os rolos?”, “Vocês gostam do arco íris? Quais são elas?” , “A roupa de vocês é de qual cor?”, “Quem sabe dizer que cor é essa (mostra-se algum frasco)?” . Observe como as crianças se comportam e então continue no desenvolvimento da aula. Pode-se também colocar uma música que fale das cores enquanto as crianças realizam a atividade.

  1. Desenvolvimento da aula:

Explique às crianças várias coisas que podemos fazer com o giz de cera, com o isopor, como por exemplo, pintar um desenho, colar objetos no isopor. Diante desse cenário, nessa aula vamos usar a tinta guache das cores para pintar os rolos de papel higiênico. Proponha que cada criança escolha uma cor da tinta e pergunte para ela qual é a cor. Observe que muitas crianças não vão saber e outras sim e ajude- as a falar o nome da cor caso não a conheçam. Diga em voz alta várias vezes os nomes das cores para que as crianças possam aos poucos gravar o nome das cores. Peça a elas que peguem também um rolo de papel higiênico. Após todas as crianças escolherem a cor e pegarem seu rolo diga a elas para sentarem em volta da placa de isopor.

  1. Atividades para as crianças:

Convide-as para sentar em volta da placa de isopor e que cada uma pinte seu rolo com a tinta guache que escolheu. Depois que cada criança pintar o rolo ajude individualmente a colar cada rolo no isopor. Com os rolos colados no isopor desorganize as cores do giz de cera e dos lápis de cores na caixa.  Peça para cada criança escolher um giz de cera ou lápis de cor  e coloque dentro do rolo da mesma cor para fazer a comparação da cor do giz de cera / lápis de cor com o rolo de papel. Adicionalmente peça que fale o nome da cor e assim sucessivamente com cada criança. Depois que cada rolo estiver com a sua respectiva cor repita com as crianças os nomes de cada cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com