TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Critérios de Avaliação

Por:   •  24/5/2018  •  Seminário  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

Os critérios de avaliação são os referenciais, os parâmetros, os norteadores do processo avaliativo. Servem para articular a avaliação com o ensino-aprendizagem, servem para a escolha dos instrumentos a serem utilizados, servem para orientar a análise dos instrumentos aplicados, assim como a comunicação dos resultados aos alunos, aos professores, à escola e às famílias dos estudantes.

A definição dos critérios de avaliação apresenta duas características ou elementos constitutivos. Um diz respeito aquilo que vamos observar, ou seja, esclarecemos as condições para analisar as situações de aprendizagem e os instrumentos de avaliação. O outro elemento diz respeito ao estabelecimento de padrões mínimos de respostas aceitáveis, portanto os critérios definem os níveis de desempenho aceitáveis.

Para que o processo instrucional seja eficaz e a avaliação eficiente, é preciso que o professor tenha uma concepção clara do que pretende alcançar com seu ensino e do que espera o aluno como resultado da aprendizagem ou seja definir critério metodologias modos de avaliar seu aluno.... Os objetivos instrucionais, quando definidos de forma clara e precisa, exercem efetivamente uma função norteadora, orientando o professor e o aluno no processo ensino-aprendizagem, e fornecendo um critério definido para medir a realização do aluno. Além disso, os objetivos bem formulados apresentam elementos indicativos que permitem ao professor verificar se os estão atingindo, imprimindo segurança ao seu trabalho e lhe proporcionando um modo contínuo e progressivo de avaliar o que realiza (HAYDT, 2004, p. 51-53).

a avaliação da aprendizagem , serve para fornecer elementos aos professores sobre o que e como seus alunos aprendem, portanto possui uma função formativa.

Avaliar a aprendizagem é uma atividade intencional e deve ser, como todo o processo de ensino, planejada pelo professor. Ao afirmar que a avaliação é uma atividade intencional, queremos dizer que ela não ocorre espontaneamente, ou seja, deve ser estruturada e essa estruturação ocorre a partir da definição de critérios utilizados para a avaliação.

os critérios de avaliação serão definidos, em um primeiro momento, a partir dos objetivos estabelecidos para o ensino no planejamento didático.

A avaliação do ensino-aprendizagem consiste em verificar em que medida os objetivos instrucionais foram atingidos, ou seja, verificar se a ação pedagógica consegue realizar as mudanças comportamentais propostas. É o grau de consecução dos objetivos propostos que mostra em que medida o processo ensino-aprendizagem obteve êxito (HAYDT, 2004, p. 31).

Para avaliar é preciso ter clareza de quais são os objetivos educacionais, os objetivos do curso, da disciplina, de cada unidade de ensino, de cada aula. Portanto, o primeiro passo para a definição dos critérios de avaliação está na retomada dos objetivos gerais e específicos que foram explicitados no planejamento didático.

Aqueles objetivos de ensino que podemos verificar, medir e atribuir um juízo de valor são chamados de instrucionais ou comportamentais. É importante explicitar que o sentido de comportamental se relaciona com a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências

A definição de objetivos instrucionais ou comportamentais permitem aos professores colocar ênfase nas habilidades que desejam que os alunos desenvolvam e na proficiência que devem demonstrar em determinada área de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com