TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Matematica

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

PASSO 3

A Educação Infantil tem um importante papel pedagógico, principalmente quando pensamos no papel do professor como um agente de mudança, pois o procedimento do mesmo é de observar em todo momento as atitudes e realizações das crianças. De acordo com as práticas na educação infantil, as crianças de até seis anos não frequentam a escola apenas para brincar ou se socializar, mais dentro de um padrão de rotina, elas constroem conhecimentos, conceitos em todo momento. E progressivamente elas constroem conceitos lógico-matemáticos, e este conhecimento vem antes da entrada da criança na escola, em sua casa com as rotinas diárias, onde começam a lidar com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, onde se inicia a construção de conceitos.

Referente a esta discussão sobre a construção do conceito de número, segundo Piaget “o número é a relação criada mentalmente por cada individuo” (KAMII, 1990). Entretanto para que esta criança construa estes conhecimentos é necessário as relações e conhecimentos sobre elementos físicos (objetos), que se denominam simples para a construção de outras estruturas mentais mais complexas.

 “se deve planejar pedagogicamente a educação infantil, elegendo conteúdos a ensinar e suas didáticas, gerenciando o espaço escolar na educação infantil, levando em conta o desenvolvimento e aprendizagem específicos nas faixas etárias de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos”.( Ministério da Educação, 2000)

De acordo com a citação do Ministério o educador tem grande responsabilidade em organizar e planejar pedagogicamente todo o material destinado à criança e o espaço a ser trabalhado, a fim de buscar um resultado satisfatório tanto para o educador que consegue realizar seu objetivo, quanto ao aluno que por sua vez consegue desenvolver suas aprendizagens.

 “a criança é capaz de observar, contar, calcular, classificar, seriar. A partir dessas capacidades ela poderá ter condições de construir a inclusão hierárquica, conseguindo realizar as atividades que demonstram quantidades”. (Kamii,1990)

Conforme a citação de Kamii, o educador planeja a aula de forma estratégica com jogos e brincadeiras e realiza de forma prazerosa o qual resulta em várias experiências que formarão conceitos de tempo, espaço, distância, limites, entre outros. Desta forma podemos compreender a atitude do professor de não ensinar conceitos aos alunos, mais ser suporte para que eles próprios construam os conceitos de números, a qual envolve a conservação de quantidades.

Segundo Derussi, a construção do número implica fundamentalmente nas experiências de relações que os educandos realizam dentro e fora do âmbito escolar. Sendo desta forma é necessário que o educador tenha habilidade e estratégia para auxiliar a criança em chegar à construção do conceito de conservação de quantidades, pois para que uma criança construa o conceito de numero, que é muito complexo, é necessário que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação, seriação, ordenação de quantidades.

E é a partir destas experiências que ela poderá absorver características comuns que a levará a formar conceitos, sabendo que é necessário que sempre respeite o ritmo da criança, e ajudar propiciando experiências em diferentes graus de complexidade, pois é um conceito cuja construção demanda tempo e envolve várias gradações como: número racionais, naturais, negativos, reais e complexos. É importante observar as fazes onde se passa a construção e compreensão de um conceito matemático, sendo que o professor tem a responsabilidade de descontextualizar, adquirindo status de saber matemático abstrato e independente. Diante disso cabe ao professor orientar os alunos na passagem do concreto para o abstrato, fazendo com que os alunos possam perceber o funcionamento de ferramentas matemáticas e o efeito que elas têm sobre a resolução de problemas, podendo assim desenvolver com elas trabalhos com materiais concretos como: bexigas, bolas, palitos, pirulitos, fichas, recortes de papel, moedas, dados, massinha a fim de chegar ao conceito matemático puro.

 “as crianças apresentam espontaneidade ao realizar seus registros numéricos, esses por sua vez podem ser rabiscos e desenhos que têm significados para ela e que pode ser criados para representar algo que elas queiram, como por exemplo, uma determinada quantidade”. (Danyluk, 2002)

Nesta linha de pensamento para a realização desta representação é necessário saber o sistema de numeração decimal, sabendo que as formas são variadas e a representação é muito extensa. Em muitas situações as crianças usam seus próprios rabiscos, dizendo ser símbolos, que acabam não conseguindo transmitir o verdadeiro significado da quantidade expressa por ela.

“A matemática transforma-se por fim na ciência que estuda todas as possíveis relações e interdependências quantitativas entre grandezas, comportando um vasto campo de teorias, modelos e procedimentos de análise, metodologias próprias de pesquisa, formas de coletar e interpretar dados. Como as demais ciências refletem as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza”. (Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, 1997)

Neste contexto podemos dizer, que a matemática foi criada em função das diferentes necessidades sócio culturais, e políticas de distintas épocas e sociedades, e o desenvolvimento que as pessoas dominam são frutos de um longo processo evolutivo e que não podem ser apresentados à criança como um produto absoluto, definitivo e inquestionável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (304.5 Kb)   docx (226.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com