TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Itens Importantes Para Educação de Qualidade

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

ODS 4- Educação de Qualidade

Levando em consideração o desenvolvimento humano, podemos afirmar que a Educação é algo de grande relevância na vida de uma pessoa, que tem a finalidade de contribuir com sua formação, no sentido de repassar conhecimentos acerca de sua atuação na sociedade, objetivando a conscientização dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.

Dessa forma, a qualidade da oferta da educação nos seus vários níveis e modalidades, desde a pré-escola até a universidade, deve ser um direito de qualquer cidadão, ofertado pelo poder público, seja ele municipal, estadual ou federal.

Assim, quando se fala em educação de qualidade em todos os seus níveis e modalidades, devemos lembrar que dentre os instrumentos que devem estar inseridos nesse contexto é: Oferta de um currículos pedagógico que atenda ao desenvolvimento do educando; professores capacitados em conformidade com o currículo pedagógico ofertado; Estrutura física das escolas com excelente estado infra estrutural;  merenda de qualidade; oferta de transporte escolar público de qualidade; bem como móveis, equipamentos dentre outras necessidades.

No entanto, ao observarmos a educação pública ofertada hoje em dia no Brasil, podemos ver que existem várias lacunas, que impossibilitam a viabilização da oferta de uma educação de qualidade.

O currículo escolar é a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes, entretanto, mesmo com a necessidade da implementação desses conteúdos com a BNCC, não vemos os professores e demais profissionais da educação terem a capacitação necessária, por parte dos estados, municípios e governo federal, para a atualização e construção desse currículo pedagógico. O incentivo e a motivação são os principais instrumentos para que isso aconteça, mas que ainda não são vistos, por parte do poder público.

A infraestrutura das escolas públicas, por exemplo, deixa muito a desejar – nos mais diversos municípios do Brasil, pois, por falta de investimento, fiscalização e manutenção, geralmente, ficam com a estrutura comprometida. É comum vermos paredes rachadas; portões, portas, janelas danificados, bem como instalações elétricas e hidráulicas comprometidas, além de equipamentos elétricos sem os devidos cuidados.

A falta de merenda de qualidade nas instituições de ensino ainda é – também – um item que necessita de maior atenção, pois além da seleção da oferta de produtos com melhor qualidade, também é preciso rever a questão de planejamento de per capita, engajamento das nutricionistas, melhor distribuição, melhor estrutura de locais pra armazenamento (dispensa, freezers, geladeiras...), melhor controle dos itens nas escolas.

Por mais que se tenha um programa responsável pelo Transporte Escolar, que destina recursos aos entes federativos, como é o caso do “Caminhos da Escola”, e que  destine o atendimento aos alunos da Escola Pública, podemos afirmar que são mal administrados, pois é comum vermos – hoje em dia – tanto a falta de transporte escolar em muitos municípios, como também a precariedade e falta de manutenção, quando existem, fazendo com que aqueles que dele fazem uso, não tenham satisfação, uma vez que suas necessidades não são atendidas como deveriam, com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com