TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos brinquedos e Brincadeiras

Por:   •  25/2/2021  •  Artigo  •  4.045 Palavras (17 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 17

TCC Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Resumo

As atividades lúdicas estimulam a expressão das crianças de formas variadas, que vão de movimentos corporais a convivência social; através dessa prática elas desenvolvem suas potencialidades e concretizam diversas habilidades físicas e psíquicas. Para que a escola infantil seja considerada como real ambiente de aprendizado, é necessário que respeite o conhecimento de mundo prévio das crianças e compreenda o processo pelo qual devem trilhar, atendendo suas necessidades de enfrentar e entender com maior tranquilidade e naturalidade o valor dos seus primeiros anos escolares, que servirão de base para seu crescimento integral. Este trabalho enfatiza a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil através dos jogos e brincadeiras, e a intenção deste artigo é sensibilizar os professores de educação infantil e do importante papel que os jogos, as brincadeiras que exercem no desenvolvimento da criança. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras e jogos. Foi feito um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para levantar as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem.  

INTRODUÇÃO

        O Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil se dá através da apropriação do conhecimento, onde os jogos, o brinquedo e a brincadeira exercem um papel importante na construção deste conhecimento.

Justifica-se a escolha deste tema, como forma de entender e avaliar a metodologia, concepções e práticas educacionais empregadas para a aprendizagem em salas de educação infantil, com um caráter qualitativo, aprendendo sobre tais práticas que promovem o desenvolvimento total da criança, cognitivo, social e emocional.

        A pesquisa visa analisar o papel do educador na construção destes saberes, como prepara e administra suas aulas, como dispõe os materiais em sala e os cantinhos simbólicos são expostos, lembrando que estes precisam estar ao alcance dos pequenos todo instante.

        Durante a realização desta pesquisa, conscientizou-se o quão importante é o brincar na vida do ser humano e em especial na vida da criança. Para que o trabalho com jogos e brincadeiras seja um caminho para a construção do conhecimento da criança nos seus primeiros anos de vida escolar, é necessário que os professores transformem essa ação em possibilidades, não sendo conduzida sem objetivos, destinada e restrita ao desenvolvimento corporal, mas atividades com o intuito de suprir as necessidades dos pequenos, ligadas ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Jogos e brincadeiras devem ser analisadas como atividades facilitadoras do processo ensino-aprendizado, através do lúdico o professor terá oportunidades de aproximação interdisciplinar; aliando e trabalhando inúmeros temas destinados à educação infantil, estimulando e proporcionando aprendizado de forma saudável, espontânea e criativa.

GOMES, Déborah Moreira; SANTOS, Erica Cristina T.; SANTOS, Isabel Cristina F.; MEDEIROS, Lusiene Gomes de A.; São José dos Campos, 2016. O Processo de Aprendizagem na Educação Infantil através das Brincadeiras e dos jogos. Total de folhas 17. Projeto Integrador II -  Pedagogia - UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – São José dos Campos, 2016.

1 – CONCEPÇÕES NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR

        “O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa. ” (ALMEIDA, M.T.P, 2000).

        Alguns documentos atestam que o brincar é um direito da criança, eles asseguram que o jogo e a brincadeira façam parte do seu aprendizado, tais como:

  • Declaração universal dos direitos da criança – ONU (1959)

“...A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959)

  • Associação internacional pelo direito da criança brincar – IPA 1079

Os princípios norteadores da Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar - IPA são:

  • Saúde - Brincar é essencial para saúde física e mental das crianças.
  • Educação - Brincar faz parte do processo da formação educativa do ser humano.
  • Bem-estar - ação social - O brincar é fundamental para a vida familiar e comunitária.
  • Lazer no tempo livre - A criança precisa de tempo para brincar em seu tempo de lazer.
  • Planejamento - As necessidades da criança devem ter prioridade no planejamento do equipamento social.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o brincar apresenta-se por meio de várias categorias. E essas categorias incluem:

  • O movimento e as mudanças da percepção resultantes essencialmente da mobilidade física das crianças;
  • A relação com os objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre eles;
  • A linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores e atitudes que se referem à forma como o universo social se constroem;
  • E, finalmente, os limites definidos pelas regras, constituindo-se em um recurso fundamental para brincar.

As razões para brincar são inúmeras, pois entende -se que a brincadeira só faz bem, e só não entendemos porque em muitos lugares isso incomoda tanto algumas pessoas, pais, professores..., sabemos que o brincar é um direito da criança, como apresentado na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, denominada Estatuto da Criança e do Adolescente, acrescenta no Capítulo II, Art. 16°, Inciso IV, que toda criança tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com