TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos de lógica no desenvolvimento infantil

Artigo: Os Jogos de lógica no desenvolvimento infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Os Jogos de lógica no desenvolvimento infantil

Licenciatura em Educação Básica

Didática da Matemática

13 de maio de 2014

Introdução

Kanoodle é um jogo que promove o pensamento lógico das crianças, ao mesmo tempo que ajuda a construir a autoconfiança. Para os adultos, este jogo permite manter o pensamento cognitivo e exercitar o cérebro.

Existem 6 níveis de jogo para jogos de 2D e três para jogos 3D. O nível 1 e 2 do jogo 3D são ótimos para as crianças. À medida que avançam os níveis, aumenta o grau de dificuldade. Os 3D são consideravelmente mais difíceis comparativamente com os de 2d, por isso recomenda-se que comecem pelos de 2D, avançando o grau de dificuldade progressivamente.

Os Noodles:

Todos os jogos do Kanoodle utilizam as 12 peças de noodles. Todos os noodles são únicos e são representados por uma letra. Todos os puzzles têm um diagrama, indicando onde colocar alguns noodles. O desafio é colocar os restantes noodle, no seu respetivo lugar, de forma a preencher os restantes lugares/casas disponíveis no tabuleiro de jogo. Á medida que aumenta o grau de dificuldade aumentam o número de peças necessárias para preencher o tabuleiro.

Os Noodles e os Pentaminós

Existem 12 pentaminós diferentes, cada um formado por 5 peças. Experienciar e jogar com estas peças possibilita a exploração de conceitos de geometria, bem como desenvolver atividades que envolvem raciocínio lógico e aplicações de conceitos matemáticos. Cada peça pentaminós é formada por cinco quadrados que, quando agrupados e sem contar com as rotações e as simetrias, dão origem a 12 diferentes formas.

Os pentaminós são os seguintes:

Fig. 2

Os pentaminós são utilizados eficientemente na compreensão e exploração de semelhanças, simetrias, perímetros e áreas. Em certas atividades iniciais, são estimulados processos de classificação, ordenação e descoberta de padrões. Formam essencialmente figuras planas.

O jogo Kanoodle conta com 8 peças pentaminós, sendo estas identificadas pelas letras B, C, D, E, G, H, I e L na figura 1. As restantes 4 peças têm apenas 4 e 3 quadrados. Estas peças permitem a formação da pirâmide, em conjugação com os pentaminós, elevando-se e formando uma figura em três dimensões.

Na figura 2, os pentaminós L, N, P, R, Y, Z, V, U, W e I têm várias representações, quer por rotação, quer por reflexão. O X é o único pentaminó que só possui uma representação.

Geometria e Visualização

Podemos falar de sentido espacial como uma ideia ampla onde se inclui o desenvolvimento de capacidades de visualização, de conhecimentos de geometria e de atitudes de observação e de atenção pelos objetos. O sentido espacial pode ser descrito como uma intuição sobre as formas e as suas relações. Inclui a capacidade de visualizar mentalmente objetos e relações espaciais.

As experiências geométricas, diversificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com