TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto reflexivo sobre os jogos no desenvolvimento infantil em crianças de 12 a 4 anos

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 6

JOGOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, PSICOSSOCIAL E MOTOR

Desde os tempos pré-históricos a ludicidade encontra-se presente. Brincar é a forma mais natural e pura de uma criança expressar o que sente e também é como ela interioriza o mundo em sua mente. Mas acima de tudo isso, o ato de brincar é um dos atos mais importantes no desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e psicossociais de uma criança.

É na infância que são desenvolvidas diversas habilidades motoras, as quais, serão aperfeiçoadas no decorrer da vida do indivíduo, para um correto desenvolvimento motor, é necessário que estes estímulos que advém da brincadeira sejam adequados a cada faixa etária

É com brinquedos, brincadeiras e principalmente com jogos que a criança irá desenvolver grande parte de suas capacidades. Além de tudo isso, os jogos são uma forma lúdica da criança suprir sua enorme necessidade de conhecimentos, dominando e explorando as diversas possibilidades de envolvimento motor com o meio que a cerca.

Com o ato de brincar, a criança ganha a capacidade de simular a vida real, seguindo, criando e respeitando regras, amadurecendo cada vez mais suas capacidades sociais, exercitando sua cognição e desenvolvendo suas diversas possíveis habilidades psicomotoras, tornando efetivo um adequado desenvolvimento.

Os jogos têm extrema importância para uma criança, pois além de desenvolver suas capacidades motoras, cognitivas e psicossociais, a criança cria e aprende valores que faram parti de si para toda a vida.

Os processos cognitivos estão intrinsecamente relacionados com os sentimentos das crianças, em uma brincadeira, a criança demonstrará através de suas atitudes, seu pensamento e sua linguagem corporal o que se encontra dentro de si, seus sentimentos, suas formas de encarar o mundo, seus medos, seus anseios, seu egocentrismo, entre diversos outros aspectos.

Piaget (apud FREITAS e ASSIS 2006) teorizou que nas crianças os aspectos afetivos e cognitivos surgem na fase simbólica da criança, quando a mesma interioriza o meio em que se encontra através do jogo ou da brincadeira. Dentre estes aspectos, podemos destacar, tempo e casualidade, espaço, características individuais, sua motivação, a curiosidade e a criatividade. Percebemos estes aspectos nas imitações das crianças, em sua linguagem, seus desenhos, que são as formas de manifestação mais comuns da função simbólica.

Existem diversos tipos de jogos, cada qual com seu valor para o desenvolvimento de certas habilidades do indivíduo, porém todos eles são de suma importância para um desenvolvimento geral no que concerne as suas habilidades cognitivas, motoras e psicossociais.

Jogos motores: Atuam sobre o desenvolvimento físico e motor da criança de forma abrangente. Como por exemplo no jogo do pega-pega, que atua sobre a agilidade, velocidade, reflexo, atenção, visão, equilíbrio, entre outros.

Jogos sensoriais: Tem grande papel no desenvolvimento dos órgãos sensoriais, como um exemplo clássico podemos citar o jogo da cobra-cega, no qual os sentidos da audição e do tato são plenamente estimulados.

Jogos criativos: Onde a criatividade, a espontaneidade e a imaginação, utilizando-se da imitação, a interpretação e os movimentos corporais. Com este tipo de jogo a criança pode imaginar e criar em sua mente situações adversas a realidade de uma forma espontânea e ao mesmo tempo definir a forma de lidar com elas o que poderá demonstrar sua forma de pensar e seus sentimentos naquele momento.

Jogos recreativos: Tem como objetivo distrair ou recrear a criança através da integração, estão ligados ao divertimento e ao entretenimento e são de suma importância para a criança. Além de todos os benefícios propicia alegria e felicidade.

Na vida de qualquer ser humano, devemos seguir regras, enfrentar desafios, interagir, socializar, pensar, movimentar-se, interiorizar o mundo a nossa volta e apreender novas formas de viver e realizar-nos com satisfação no mundo. Os jogos, independentemente do tipo permitem as crianças de muitas idades, um treinamento divertido e estimulante, o que seria uma simulação que definiria de acordo com o comportamento e o sentimento da criança a forma como ela agira quando for um adulto, não que um adulto não seja passível de mudanças, mas é na infância que desenvolvemos a maioria das ferramentas e características de como iremos lidar com o mundo a nossa volta, a plasticidade do cérebro nessa fase, a rápida capacidade de desenvolvimento, tudo isso é como um livro em branco onde a criança irá escrever, de certa forma, o manual de como irá lidar e modificar o mundo.

JOGOS SELECIONADOS POR NOSSO GRUPO

  1. Passa ou repassa:

 Resolvemos adotar um jogo com máximo envolvimento físico, cognitivo e psicossocial, que é muito importante e completa para as crianças da faixa etária de nosso trabalho que são de 12 a 14 anos, afim de que uma criança possa desenvolver e estimular de forma completa todas as suas capacidades, é um jogo enérgico que promove um intenso gasto de recursos físicos, motores e cognitivos, propiciando o desenvolvimento de uma ampla gama de atividades, além da alegria, felicidade e no final das contas, permite a criança um total envolvimento sentindo-se parte de algo maior e ao mesmo tempo, podendo ela mesma ser influenciada e influenciar o meio a sua volta.

O jogo passa ou repassa, envolve a princípio a cognição, por meio de perguntas, estimulamos a memória, o raciocínio, a interiorização do mundo, como nosso foco nas perguntas foi a psicologia, envolve ainda o repensar nossas ideias, criar novos conceitos, ponderar nosso interesse e a longo prazo auxilia-nos até mesmo na decisão de em que áreas da psicologia e que tipo de clientes e problemas pretendemos atuar em nossa profissão.

No aspecto motor, elegemos atividades que envolvam um grande aspecto de movimentos, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, velocidade, noção de tempo e espaço, força e resistência, consideramos que há uma totalidade de estímulos que vão proporcionar ainda, mesmo não sendo o foco deste trabalho, a produção de neurotransmissores ligados ao prazer e o bem-estar psicológico, combatendo diversos males como a depressão, o estresse e a tristeza por si só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com