TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e Brinquedos

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ÁGORA

Valdirene Dantas de Moura Fé

A relevância do lúdico como recurso pedagógico na Educação                   Infantil

  PAQUETÁ PI

                                                          2018

RESUMO

Opresente trabalho discute a utilização do lúdico na Educação Infantil. Tem como objetivo analisar o uso dos jogos, brincadeiras e literatura infantil como recurso pedagógico de maneira que contribua para o desenvolvimento das crianças. Constituiu em uma pesquisa bibliográfica subsidiado nos estudos de Aries (1981), Brougere (1998), Huinzinga(2010), Kischimoto (2003), Vigotsky (1998), Bomtempo (2009) dentre outros que foram relevantes para a realização deste trabalho. A intenção é chamar atenção dos educadores para a utilização dos jogos, brincadeiras e literatura como recurso pedagógico visando o pleno desenvolvimento das crianças através do brincar.

Palavras-chaves: Educação Infantil. Lúdico. Jogos. Brincadeiras. Literatura.

ABSTRACT

Keywords:

1 Introdução

O presente artigo busca contribuir na discussão, acerca da aprendizagem, mais precisamente na Educação Infantil, através de pesquisas bibliográficas, baseado na perspectiva de quais as contribuições pedagógicas do jogo, brincadeira e o mundo da literaturainfantil nesta fase da criança, observando assim uma relação entre a prática pedagógica e o envolvimento do lúdico na sala de aula na Educação Infantil, compromisso este de toda a comunicação escolar.

Sabemos que as brincadeiras fazem parte das nossas vidas desde a antiguidade, e quando descoberta é motivada, as crianças desenvolvem com mais clareza o seu conhecimento. Processo este que leva as crianças a terem maior qualidade de compreensão, brincadeiras diárias, os jogos recreativos, favorecem as fantasias. Com isso as crianças desenvolvem a percepção de seus movimentos, suas vontades e desejos, em meio a tantos desafios e argumentos, poderão ser submetidos a diferentes tipos de atividades e dinâmicas, e ainda, poderá levar para um mundo repleto de criatividades e movimentos expressando o seu interior, maior entusiasmo no seu meio.

O relacionamento das crianças com brincadeiras em grupo ou em equipes favorecerá as crianças a entender questões como respeito ao próximo,favorecendo lhes diálogo na aprendizagem, autonomia moral e intelectual que fazem parte do currículo escolar, sempre pautados nos aspectos sócio afetivos.

As series iniciais da Educação Infantil durante muito tempo foram vistas como espaços mais destinados ao lúdico do que à aprendizagem propriamente dita, ou seja, eram espaços organizados de brincadeiras educativas. Essa percepção tem se modificado ao longo dos anos e na atualidadeademandaeducacionaldanovageraçãorequerumaescolaquetrabalheconhecimentoe ludicidade de forma paralela, agregando cada vez mais conhecimento nas idades mais precoces. Assim, logo após sair da Educação Infantil e adentrar o ensino fundamental a criança já começa a construir seu próprio conhecimento e ampliar sua visão de mundo e sensocrítico.

Diante da necessidade de trabalhar o lúdico na sala de aula, enfatiza-se como tema: “A relevância do lúdico como recurso da aprendizagem na Educação Infantil”, tendo em vista que o educador deve procurar desenvolver os jogos com frequência, não ignorando-os, mas sim, buscar alternativas que almeje o brincar, o cuidar e ao mesmo tempo o educar. Pontuando a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, criativo e emocional da criança, objetivando a superação das dificuldades de aprendizagem. Segundo Alves e Bianchin (2010, p. 284):

“O jogo ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estimulo ao interesse do aluno. O jogo ajuda-o a construir as suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem”.

(Aqui você deve dizer o que você entendeu sobre a citação acima.

Diante do fato de que os jogos são frequentes ignorados por educadores e instituições escolares em geral, almeja-se pontuar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Dentro desse contexto, trata-se de demonstrar que usando atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papeis sociais. A presente citação tem como objetivo evidenciar o pape do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando.

2. O Lúdico Na Educação Infantil

A palavra lúdico é de origem latina ludus que quer dizer jogo e brincar, neste último está incluído jogos, brinquedos e divertimento. Huinzinga (2010) estudou o jogo em várias culturas, concebendo-o como fenômeno cultural.Nas suas pesquisas procurou mostrar que o lúdico sempre esteve presente nas diferentes culturas, através do jogo, da arte, da diversão e de outras manifestações humanas, para ele é no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve. Neste contexto, percebemos que o lúdico sempre esteve presente na humanidade, e que os jogos podem aparecer de forma diferente dependendo do contexto social que está inserido e o sentido que a sociedade lhe atribui. Desse modo Kischimoto (s/d, p.108) nos revela que “[...] cada contexto social constrói uma imagem de jogo conforme seus valores e modo de vida, que se expressa por meio da linguagem”.

Os jogos e as brincadeiras como elementos lúdicos, apesar de serem artefatos sempre presentes na humanidade, não tinham a conotação que se têm hoje, já que eram considerados como frívolos e sua finalidade se restringia apenas à recreação, não levando em conta sua rica contribuição para a aprendizagem das crianças, já que, através deles elas têm a oportunidade de se expressarem, de assimilarem conhecimentos e de construírem sua realidade.

Na creche, a ludicidade é essencial para a criança, já que proporciona um ambiente agradável e prazeroso, dessa forma é mais interessante para criança aprender brincando, e através desse recurso é possível propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Para Santos e Cruz (1997, p. 12)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (189.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com