TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seminários Temáticos

Por:   •  8/10/2022  •  Seminário  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Nome: Ana Paula Martins

RGM: 20662301

Polo: Amparo – SP

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Tema desenvolvido: Meio Ambiente

Nível de Ensino: Fundamental I

Objetivos de aprendizagem: Apresentar aos alunos a importância da conscientização ambiental e de nossa responsabilidade na preservação do meio ambiente a fim de mostrar, através de atividades, como nossas atitudes podem e devem transformar o mundo em um lugar melhor para todos os seres vivos.

Conteúdo:

- Uso de imagens, vídeos e material didático relacionados ao tema da preservação ao meio ambiente;

- Atividades fora da sala de aula (observação e conclusões);

- Plantio de muda;

- Separação e descarte adequado de lixo.

Tempo de sequência didática: 4 aulas.

AULA 1

Introdução: A primeira atividade será uma apresentação aos alunos sobre a importância do meio ambiente para todos nós. Explanando através de conceitos básicos, serão abordados temas como fauna e flora e o ciclo da água.

Organização da turma: A classe irá se reunir em um formato próximo a uma “roda de conversa”, de forma que após a apresentação de cada assunto, o aluno possa tirar dúvidas e expressar sua opinião. Após isso, haverá atividade de revisão.

Desenvolvimento:

  1. Discussão, de forma organizada, sobre a frase: “O que é o meio ambiente e como nos encontramos nele?”. Utilização de desenhos representativos na lousa para exemplificar.
  2. Discussão do tema: “O que é, e qual a importância da água para os seres vivos?”.
  3. Apresentação do vídeo (no projetor ou televisão) “Cartilha planeta água – Ciclo da água”.
  4. Atividade: Os alunos irão desenhar um fluxograma indicando as etapas do ciclo da água, assim como escolher 3 motivos pelo qual este é um recurso tão importante para todas formas de vida no planeta.

Conclusão: É uma aula em que os alunos poderão relembrar o quanto a preservação dos recursos naturais está ligada à saúde nossa e de todos ecossistemas.  

O que será avaliado na aula: O foco é avaliar como o estudante relaciona o conhecimento obtido das etapas do ciclo da água com a sua visão sobre a necessidade de preservação deste recurso.

Imagem 1: Representação do ciclo da água

[pic 2]         

FONTE: cleverlearner.com

AULA 2

Introdução: Nesta aula, a finalidade é de aproximar o aluno da natureza e promover a identificação de quais são os sinais que ela nos dá quando não nos atentamos à sua preservação.

Organização da turma: Os alunos se reunirão de forma similar à primeira aula, em uma “roda de conversa”, para discussão sobre o comportamento da fauna e sua contribuição para o meio ambiente.

Desenvolvimento:

  1. Apresentação do tema “Como as plantas tornam nosso ambiente melhor?”;
  2. Apresentação do tema, através de desenhos exemplificados e imagens, a estrutura das plantas e como ocorre a absorção da água;
  3. Atividade: Plantio de feijão. Nesta atividade, serão distribuídos aos alunos um copo plástico, algodão (devidamente esterilizado) e até 2 grãos por aluno. A tarefa é comprovar a necessidade da água para o crescimento da plantinha, assim como observar a relação do seu desenvolvimento com a água e a luz do sol.

Conclusão: A aula deve estabelecer uma visão maior sobre a importância da fauna terrestre para todos nós. Através da atividade proposta, os alunos poderão observar todo o desenvolvimento da muda e sua relação com a água e a fotossíntese.

O que será avaliado na aula: Após a introdução dos conceitos e início da atividade, os alunos irão passar pelo estímulo da observação (do tempo de desenvolvimento da muda), responsabilidade (de regar a plantinha) e contato direto com um meio ambiente. Como exemplo da imagem 2 abaixo:

[pic 3]

FONTE: youtube.com

AULA 3

Introdução: Esta aula será focada no tópico de reciclagem e os “ciclos de vida” de alguns materiais recicláveis.

Organização da turma: A classe irá se reunir no mesmo formato das aulas anteriores, de forma que após a apresentação de cada assunto, o aluno possa tirar dúvidas e expressar sua opinião. Após isso, haverá organização para exibição de um filme.

Desenvolvimento:

  1. Apresentação do tema: “Quais são os materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados?”;
  2. Abordagem de conceitos sobre o que é reciclagem e qual a sua importância para o desenvolvimento sustentável;
  3. Apresentação do filme (no projetor ou televisão) “Wall-e”.
  4. Atividade: Os alunos deverão expressar sua opinião sobre como podemos evitar que algo parecido ocorra com o nosso planeta e como a reciclagem e descarte correto de resíduos foram abordados no filme.

Conclusão: A aula deve introduzir aos alunos o conceito de sustentabilidade e a responsabilidade de cada um sobre o seu lixo.

O que será avaliado na aula: Será avaliada a percepção de responsabilidade ambiental individual e coletiva dos estudantes, assim como a interpretação dos conceitos apresentados quanto a projeção feita no filme.

Imagem 3: Poster do filme Wall-e.

[pic 4]

FONTE: Adorocinema.com

AULA 4

Introdução: Esta aula funcionará como uma oficina de brinquedos recicláveis, na qual os alunos irão aprender a reutilizar o material reciclável disponível.

Organização da turma: Os alunos serão organizados em grupos, de modo a que todos possam contribuir e participar da construção do brinquedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (132.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com