TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  4/6/2022  •  Seminário  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): Ana Clara Garcia Brandão

RGM: 24558206

Curso:          Pedagogia                                                  Semestre: 4°

Tipo de Linguagem: Linguagens da Rua

Trabalho analisado ( link ou nome da obra): Linguagens de Rua

Tutor (a): Rosana dos Santos Dias

Linguagens de Rua: Carnaval

Introdução:

   Escolhi o tema Linguagens de rua, pois dizem muito sobre a cultura do local, e são varias formas de demonstração. O interessante é que cada lugar tem um jeito de ser, e esse jeitinho são demonstrados mais nas ruas, em toda parte, assim como chegamos na cidade sempre tem uma linguagem, que muita das vezes fazem os turistas irem lá por isso.

   Escolhi especificamente também por que o carnaval diz muito sobre a minha cidade, e é uma das maiores linguagens de rua que minha cidade apresenta. São poucos dias, mas são nesses dias que são expressados de muitas formas a nossa historia, do lugar em que vivemos, retratando muitas coisas, além de outras também, mas o carnaval é alvo do mundo inteiro, e assim virando um evento enorme, mas poucas pessoas sabem do real significado.

    Carnaval é uma das linguagens de rua, que se originou na Grécia em meados dos anos 600 Através desta festa em 520 aC, os gregos realizaram sacrifícios para a Igreja Católica em 590 dC para agradecer aos deuses. As celebrações do Carnaval têm as suas origens na implementação no século XIX. A Semana Santa Onze na Igreja Católica é precedida por um jejum de 40 dias, a Quaresma. Os carnavais acontecem nas ruas, praças, becos, clubes fechados e até em eventos escolares.

   No Brasil, no final do século XIX, começaram a surgir os primeiros grupos carnavalescos Cordões e os famosos corsos. Eles se tornaram mais populares no início do século 20. As pessoas se fantasiam, decoram seus carros alegóricos e desfilam pelas ruas da cidade em grupo. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e se chamava Deixa Falar. Foi criado por Ismael Silva, sambista carioca.

    As linguagens de rua dizem muito sobre a cultura popular da cidade, e são muitas formas de expressar essa linguagem de rua, assim como o carnaval, outras cidades também tem sua arte, que é uma forma de se libertar daquilo repetitivo, do dia a dia, assim se expressando com arte, musica, dança, coreografias, que são sempre expostas nas ruas da cidade, nas paredes como grafite, assim então vem a representatividade, sempre com algo por trás, historicamente.

 

Referências

SILVA, Daniel Neves. "História do Carnaval"; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com