TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  2/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): Não consta

RGM: 15555555

Curso: Pedagogia                                                            Semestre: 5°

Tipo de Linguagem: Linguagem de Rua

Trabalho analisado (link ou nome da obra): Teatro de Rua - Cortejo: O sonho de uma noite de verão - https://www.youtube.com/watch?v=x4JWuv7RENY

Tutor (a): Rosana dos Santos Dias

As Linguagens das Ruas/Unidade V

Introdução 

A rua é lugar de todos! Lugar onde encontramos um pouco de cada um de nós. A linguagem de rua torna-se o centro desse trabalho devido sua grande influência e riqueza de detalhes e cultura. Apresentar um projeto artístico nas ruas traz liberdade, união, sensibilidade, força e muito conhecimento, estar próximo de tantos olhares e histórias faz de um simples contato uma imensidão de aprendizagem com certa intimidade e contato que sem a arte jamais teríamos.

O teatro de rua apresentado relata todo tipo de envolvimento com o público, começando pelo fato de estarem onde o público está, sem a necessidade de paredes ou ingressos, é simplesmente alcançar todo e qualquer tipo de pessoas. Utilizar-se das linguagens de rua em obras artísticas traz grande poder de influência, uma vez que os artistas tem a possibilidade de usar de diferentes formas de comunicação para transmitirem sua arte, sua cultura, para defenderem aquilo que acreditam e com isso alcançarem a compreensão do público que olham e entendem com mais facilidade o que o espetáculo quer transmitir e ou defender.

 

Desenvolvimento 

Pode-se perceber a riqueza desse teatro já nos bastidores da peça em toda sua preparação, eles elaboram lindas e demoradas maquiagens, inclusive precisam ajudar uns aos outros e ainda ajudam as crianças que devido à pouca experiência ainda não sabem desenvolver esses tipos de pinturas, isso mostra a interação e trabalho em equipe para que tudo saia como imaginaram.

Participaram do evento pessoas de diferentes faixas etárias, os personagens com roupas bem coloridas e diversos tipos de instrumentos musicais, faixas e cartazes passeiam pelos espaços cantando, dançando, e apresentando diversas manifestações artísticas, chamando a atenção do público, que curiosos acabam seguindo todo o movimento. A peça é apresentada em um espaço que contém um lago onde os personagens utilizam como forma de enriquecer ainda mais o cenário dessa apresentação. Isso tudo é explorado com o uso da voz, músicas, interpretações, expressões faciais, danças, sotaques e diferentes tipos de linguagens, o projeto leva informação e cultura e carrega uma multidão de pessoas proporcionando novas relações e descobertas através da arte.

 

Considerações Finais 

Podemos perceber que a apresentação feita nas ruas e que usa as linguagens da rua, em todo seu contexto, despertam o envolvimento e a participação das pessoas que criam interesses pela arte. A diversidade de cores e formas, a diversidade de formas de comunicação proporcionam uma dialética bem interativa, e tendo a liberdade de estar em um local público, participam diretamente no teatro, pois com os artistas e todo senário fora do palco estando ao nível dos que estão assistindo o público se sente à vontade e mais próximo para se expressarem de forma colaborativa ao espetáculo, produzindo assim cultura, conhecimento e uma grande conexão de pessoas com a arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com