TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  3/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): Eloara Lessa Moraes Silva

RGM: 31517749

Curso:  Pedagogia                                         Semestre:6

Tipo de Linguagem: Linguagem Musical

Trabalho analisado (link ou nome da obra): Musica “Patricinha do olho azul” do grupo Bom Gosto

Tutor (a): Marcela M.

 Análise da música “Patricinha do olho azul” do grupo Bom Gosto.

A escolha da linguagem musical foi feita primeiro pelo ritmo que é o pagode que é um ritmo que mostra a identidade carioca depois pelo fato da música de forma muito sutil e usando a irreverência contar a história de um rapaz que conheceu uma moça com uma situação econômica superior a sua e nesse dia ele ia conversar com ela e o pai sobre isso.

A música “Patricinha do olho azul” descreve a história de um rapaz, pelos elementos que foram apresentados na música leva a concluir que ele é pobre, negro e mora na favela e que conheceu uma moça da zona sul e eles tem um relacionamento mas nada sério e no dia que ele vai se encontrar com a moça, o pai dela e contar para a situação dele.

 Através dos elementos que o personagem traz “de Black ou nagô” revela um elemento   cultural um pouco distante da realidade da moça também quando ele diz “perfume de caô”, o “tênis do camelô”, que “dia 5 não chegou’’ revela que ele é um rapaz pobre.

Quando ele diz “vai passar perto do salão, bem do lado do valão’’ junto com outra parte da música que mostra “as nega do ziriguidum já quer implicar com ela” ele traz elementos de descrição de uma comunidade e em outra parte da música ele diz que ela é da zona sul. A todo momento ele quer deixar muito evidente que eles são de realidades econômicas e culturais diferentes.

A música que é no ritmo do pagode tem elementos muito marcantes da cultura carioca e o próprio personagem descreve um cenário e elementos culturais e características que são comuns nas comunidades do Rio de Janeiro inserido nele tem um rapaz que conheceu uma moça da zona sul podemos concluir que já se relacionam há um tempo mas essa moça nem o pai não sabem da situação econômica dele. 

Referência:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com