TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pontos do ensaio acadêmico

Artigo: Os pontos do ensaio acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos, essa tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica, há varias desvantagens no uso da energia nuclear entre eles: resíduos radioativos que devem ser confinados em algum deposito para não causar problemas ambientais e humanos, vários acidentes podem ocorrer por alguma falha no sistema de contenção dos resíduos nucleares,entre esses acidentes Chernobyl (na Ucrânia) e o de Fukushima (no Japão), os funcionários das usinas podem ser contaminados com radiação e causar vários problemas a saúde deles, e os gases do efeito estufa encontrado nas usinas nucleares poluem 6 vezes mais do que a energia hidrelétrica ou eólica, pórem podemos citar algumas vantagens como o combustível gerado é barato e não depende das condições climáticas para ser produzido, a poluição diretamente gerada é quase inexistente, etc.

Um gênero textual de difícil delimitação é esse tal de ensaio, né? Recentemente, escrevi dois artigos a respeito, inclusive, mostrando o quanto o gênero ensaio é, inúmeras vezes, confundido com artigo de opinião, diário pessoal etc. Sabemos que existe mais de uma modalidade de ensaio: ensaio livre, ensaio artístico, ensaio acadêmico dentre outros. Vou me ater ao ensaio acadêmico e penso nesse post deixar algumas informações que sirvam de orientação para a escrita do mesmo.

Para começar, deve-se ter em mente que o ensaio acadêmico, antes de tudo, exige: um assunto específico para abordagem; interpretação pessoal sobre o dado assunto; pesquisa referencial – ou seja, o que as outras pessoas também dizem sobre aquilo – e conclusão. Esses pontos são primordiais para o planejamento inicial.

Outro ponto importante é ter discernimento para que o assunto que escolher não seja amplamente genérico nem completamente “manjado”, pois o ensaio vai trazer impressões pessoais e deve-se ter cuidado para não cair na mesmice. Em outras palavras, o ensaio não pode ser aquela escrita da qual quem começar a ler já saberá o final.

O planejamento, após a escolha do tema, é primordial. O momento agora é de buscar referências – em papel, internet, blog… – para que se possa, a partir de leituras sobre o tema, entender quais os principais questionamentos levantados até então. Depois disso, a pessoa já estará apta a falar com uma maior autoridade sobre o assunto, podendo, inclusive, opinar a respeito.

Após as leituras, deve-se fazer fichamentos, apontamentos prévios sobre como proceder no ensaio. Nesse momento, já se tem um esboço do que vai ser escrito e o ensaio começa, então, a criar forma, mesmo que de rascunho.

Para que essa escrita atenda a necessidade do ensaio acadêmico, deve-se tomar como base a estrutura exigida, que ancora o caráter técnico do ensaio. Obviamente, o ensaio vai deixar o autor como a pessoa que tem as reflexões pessoais, mas isso não o exime de citar as fontes – que já foram pesquisadas – que tragam à lume ideias sobre o tema. Vale lembrar que o ensaio, antes de tudo, deve conter uma estrutura típica, que engloba introdução, fundamentação e conclusão. Na introdução dá-se uma pincelada básica sobre o tema; na fundamentação expõem-se os argumentos e contra-argumentos; e na conclusão coloca-se o ponto principal abordado no ensaio, de um modo que revele a sua opinião sobre o assunto.

As citações e as bibliografias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com