TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Patricia Alyne Rodrigues Barbosa

PCC Fundamentos da Educação

                                                         Uruburetama

2022

  1. INTRODUÇÃO

     Os alunos trazem consigo grande variedade de explicações sobre determinado assunto, conhecidos como conhecimento prévio. Esse tipo de conhecimento não é científico, e é fruto das relações familiares, sociais e culturais que os discentes desenvolvem fora da escola.

    Para que a aprendizagem ocorra de forma significativa é necessário que o educador leve em consideração o que o aluno já sabe, como ponto de partida para ressignificação de um novo conhecimento. Dessa forma, o aprendiz desenvolve a chamada aprendizagem significativa que tem como base os saberes já existentes e que é duradoura e contínua.

    Assim, sob a óptica ausubeliana se o docente deseja ensinar significativamente é necessário que descobrir o que o aluno já sabe e partir disso direcionar os pensamentos.

  1.  DESENVOLVIMENTO

2.1 Uma breve discussão sobre a importância do conhecimento prévio para o processo de ensino e aprendizagem

      Conhecimento prévio pode ser definido como o saber que temos armazenados em nossa mente e que antecede o conhecimento formal, fruto das relações sociais, econômicas e culturais este conhecimento é de suma importância para a aprendizagem significativa.

      Atualmente virou quase uma obrigação o docente introduzir o novo conteúdo com uma sondagem de saberes. De acordo com Deivid Ausubel, o que o aprendiz já sabe – a chamada ideia âncora – é a ponte para a construção e reconfiguração das ideias e saberes já existentes. A aula deve partir da ideia que se o aluno consegue refletir e resgatar ideias já existentes o ensino será eficiente e a aprendizagem significativa.

       O resultado da explanação de saberes deve ser para o professor o seu ponto de partida para o planejamento da aula. Levar em consideração as ideias dos alunos para o planejamento da aula a tornará interessante pois as aprendizes coerência entre o que já sabem e o que o docente ensina.

     

  1. Imagine que a professora da charge faltou, como você ministraria a aula

     Segundo a psicopedagoga Larissa Fonseca, o método de ensino refere-se a maneira como o professor organiza suas propostas educativas objetivando a aprendizagem e sempre buscando inovar nas propostas para os alunos aprenderem com mais facilidade.

         Com base nessa ideia, é notório que a docente da charge não leva em consideração essa linha de pensamento uma vez que, ela não aproveitou o conhecimento dos alunos e reprimiu a participação e dessa forma não facilitou o processo de aprendizagem.

         A professora da charge em questão é uma adepta do modelo de educação tradicional, em que os alunos são agentes passivos e que aprendem ao ouvir o que o mestre tem a transmitir. Dessa forma, ao tentarem participar da aula os discentes foram impedidos pela educadora.

       Em consequência dessa ação a instrutura deixou passar a oportunidade de entregar o conteúdo com mais eficiência.

               Ao contrário da aula da charge, esse momento deveria ter mais incentivo. Todo pedagogo que tem a missão de educar para a vida deve ter o pensamento de que o aluno é o protagonista do seu aprendizado.

               Levando em consideração o que foi dito anteriormente, a sala de aula deve ser um espaço acolhedor em que os aprendizes se sintam capazes de interagir e a partir disso aprender. A aula da charge deveria começar com uma sondagem de saberes, os alunos Mariana e Raimundo teriam o momento para falar sobre as características culturais, geográficas e sociais de suas regiões.

               Enquanto isso, os demais colegas aprenderiam um pouco sobre aquele assunto e os incentivariam a participar efetivamente do momento pedagógico. Logo após a introdução da aula, se iniciaria o conteúdo formal e nesse momento se daria uma atenção especial as intervenções feitas seriam respondidas com tira dúvidas entre o educador e os aprendizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (152.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com