TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UM CONTEXTO INOVADOR

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  3.843 Palavras (16 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 16

PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UM CONTEXTO INOVADOR

Manoel Santos 1

Nidianne Nascimento Vilhena2

Faculdade Martha Falcão - Wyden

Adtalem Educacional do Brasil

RESUMO

O papel do pedagogo e sua importante atuação dentro das empresas, onde sua presença no contexto organizacional tem sido pouco explorada e é recente, principalmente no cenário empresarial brasileiro. A formação do pedagogo na atualidade abrange um contexto maior e, por isso, as empresas já o enxergam uma necessidade de contratar tais especialistas para atuar, por exemplo, no setor de Recursos Humanos, organizando processos de capacitação e entrevistas. No setor hospitalar e industrial o pedagogo também contribui para uma cultura organizacional sadia e gerar transformação nos processos de aprendizagem corporativa, favorecendo o chão de fábrica, desenvolvendo metodologias, aprimorando estratégias para a qualidade em todas as instalações da empresa e nos processos de planejamento para capacitação e desenvolvimento do corpo funcional nas corporações. E sua função, visa proporcionar a melhoria da formação continuada, habilidades e competências das pessoas, os levando ao pleno desenvolvimento do profissionalismo. Com isso as empresas ganharão colaboradores pensantes, criativos, proativos, analíticos e habilidosos para a solução de problemas e tomadas de decisões, e aptos ao trabalho em equipe.

Palavras-Chave: Pedagogia Empresarial; Inovação; Gestão

1 Licenciado em Pedagogia – Faculdade Martha Falcão -Wyden Aluno: Manoel Aragão Estevão dos Santos do Curso de MBA em Gestão Empresarial – Faculdade Martha Falcão – Wyden E-mail: manoelm12@gmail.com [pic 2]

2 Professora Orientadora do Grupo Wyden na Faculdade Ruy Barbosa. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica / Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Engenharia da Produção pela UFRJ e Doutora em Educação pela UFMG. Atua na área pública, privada e também no meio acadêmico. Contatos: (92)99112.0604 nidianne_eng@hotmail.com 


ABSTRACT


The role of the pedagogue and his important performance within companies, where his presence in the organizational context has been little explored and is recent, mainly in the Brazilian business scenario. The training of the pedagogue nowadays covers a larger context and, therefore, companies already see a need to hire such specialists to act, for example, in the Human Resources sector, organizing training processes and interviews. In the hospital and industrial sectors, the pedagogue also contributes to a healthy organizational culture and generates transformation in the corporate learning processes, favoring the factory floor, developing methodologies, improving strategies for quality in all company facilities and in the planning processes for training and development of the functional body in corporations. And its function aims to provide the improvement of continuing education, skills and competencies of the people, leading them to the full development of professionalism. With this, companies will gain creative, creative, proactive, analytical, problem-solving and decision-making collaborators capable of teamwork.

Keywords: Business Pedagogy; Innovation; Management

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

INTRODUÇÃO

O pedagogo na atualidade tem sido muito importante diante das necessidades de aprendizado dentro das organizações e das instituições de ensino superior. Sua função vai além da sala de aula, ela permeia nos ambientes onde o aprendizado possa ser agente de mudança nos mais variados segmentos da sociedade.

De acordo com Ribeiro (2007, p. 24), o pedagogo como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos e desenvolvimento de competências dentro dos locais onde se está inserido.

A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, onde o seu principal alvo, está na necessidade de gerar mudanças no comportamento das pessoas grosso modo que estas melhorem significativamente sua qualidade profissional e sua atuação pessoal (RIBEIRO 2007, p 28).

Portanto, no critério onde toda a mudança ocorre, o pedagogo se torna uma pessoa crítica e visionária capaz de se adaptar de maneira mais flexível e que contribua efetivamente para o processo empresarial, com objetivo primordial de se apresentar de forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais.

Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e [a]desenvolvimento.

Segundo GONÇALVES (2009), O pedagogo deverá ser um profissional capacitado para lidar com fatos e situações diferentes da pratica educativa em vários segmentos sociais e profissionais, que a sua ação seja holística, deverá ser além da relação de poder. Com essas atitudes ele será capaz aos poucos de romper o conceito de que só poderia atuar em uma instituição de ensino.

De acordo com LIBANEO (2004, p 38) a pedagogia deve formar o pedagogo strictu sensu, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender as demandas sócio-educativas de tipo formal e não-formal e informal, decorrentes de novas realidades – novas tecnologias, novos atores sociais, ampliação das formas de lazer, mudanças nos ritmos de vida, presença dos meios de comunicação e informação, mudanças profissionais, desenvolvimento sustentado, preservação ambiental – não apenas na gestão, supervisão e coordenação pedagógicas de escolas, como também na pesquisa, na administração dos sistemas de ensino, no planejamento educacional, na definição de políticas educacionais, nas empresas e na requalificação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com