TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA Frobel

Resenha: PEDAGOGIA Frobel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância na formação da pessoa, idéia hoje consagrada pela psicologia. Ele viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças, e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de oito anos. Ele compartilhou um pensamento, de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. Na sua teoria as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.

O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses, adotava a idéia contemporânea do “aprender a aprender”, onde a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é recebe novos conhecimentos.

O brincar não se resume a jogar vários brinquedo para os alunos e apenas isso, nesse momento o professor pode avaliar a interação do aluno com as demais crianças, a compartilhar os brinquedos esperar sua vez de brincar com aquele brinquedo que ele almeja. Desenvolve a motricidade fina com os jogos de encaixe.

A brinquedoteca deveria ser um espaço organizado em:

Lugar das fantasias: onde teria o espaço das maquiagens, de fantasias de vários personagens para assim a criança interagir.

Consultório: onde as crianças trabalhariam seu imaginário num ambiente hospitalar.

Artes: esse espaço deve conter os materiais que se utiliza para fazer pinturas (guache, giz de cera, canetinhas, lápis de cor... etc.) tendo ainda um armário com materiais recicláveis para fabricação de brinquedos, mesas e um espaço de fantoches.

Espaço da leitura: muito importante contendo vários tipos de literaturas para as crianças, algumas almofadas e tapetes.

Casinha: uma imitação real com cama, geladeira e armários, contendo grãos de alimentos (arroz, feijão... etc.) para as crianças brincarem sentindo estar na realidade dos adultos.

Mercado: alguns frascos de embalagens usadas no nosso dia a dia, e um caixa para que as crianças utilizem suas noções de matemática.

Jardim: para ser utilizado nos dias ensolarados, com mangueira e balde, brinquedos emborrachado, mas que não cause escorregões.

Assim seria a brinquedoteca do sonho de todas as escolas desde educação infantil até o superior.

Para que nesse espaço os alunos formados aprendessem como se portar como utilizar esses meios que lhe é dado. Encerramos bem decepcionados por saber que esse espaço de brincar é um pouco distante do que vivenciamos como estagiários e como pais. Infelizmente as escolas não estão tão preocupadas em desenvolver brinquedotecas de qualidade, não visam que esse espaço também auxilia no desenvolvimento da criança.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »