TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE VIVÊNCIA PRÉ-ESCOLA E PLANO DE VIVÊNCIA CRECHE

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DISCENTES: DAYANE SANTOS FERNANDES E ANA CATARINA

PLANO DE VIVÊNCIA PRÉ-ESCOLA E PLANO DE VIVÊNCIA CRECHE

PLANO 1: PRÉ ESCOLA

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL

DOCENTE: ANA CATARINA, DAYANE SANTOS FERNANDES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 48 horas

  1. INTRODUÇÃO

        Um dos grandes desafios enfrentados pela a maioria dos professores de escolas públicas brasileiras é a dificuldade em planejar as atividades, levando em consideração a falta de experiência e formação teórica metodológica necessária para compreender a verdadeira importância do ato de planejar em sua prática pedagógica (LUCKESI, 2000).

        Para ensinar o professor deve compreender que Educação é uma forma de intervir na sociedade, no mundo e, isso, exige estar convicto de que é possível uma mudança (FREIRE, 1983). As mudanças são difíceis, porém possíveis e necessárias num programa de ação pedagógica, tornando os professores capazes de intervir na realidade, tarefa incomparavelmente mais complexa e geradora de novos saberes do que simplesmente se adaptar a ela (FREIRE, 1996).

        Estudos da Academia Brasileira de Ciências 2008, enfatizam a necessidade de reformar o ensino básico em ciências no Brasil, adequando técnicas que estimulem o raciocínio e curiosidade das crianças, com aptidão para encarar os desafios da sociedade, dando a população melhores condições de participar de debates científicos que afetam no cotidiano. Assim, a formação científica necessita ser um artifício fundamental da educação desde os anos iniciais, ao lado da formação no uso da linguagem e das humanidades.

  1. CONTEÚDO: MEIO AMBIENTE

        Serão proposto atividades com reflexões sobre a pluralidade de sentidos produzidos em torno dos termos referentes a saúde ambiental no cotidiano, promovendo assim, a mudança de cenário. Procurando dar visibilidade aos diversos usos do meio de forma sustentável, tendo um aproveitamento maior de cada um dos discursos, sempre voltados para as discussões de sustentabilidade, preocupação com a conservação da meio ambiente e comportamento.

  1. OBJETIVO:

        É imprescindível possibilitar através de ações em conjunto despertando o senso crítico, inovador e consciente de seu papel enquanto sujeito social, oferecendo um ensino em que todos estejam aptos para os desafios da sociedade contemporâneo, dando aos educandos um ambiente de aprendizagem, no qual serão os construtores na busca e descoberta do conhecimento.

        Para tanto, objetiva-se promover uma estratégia de ensino que promova aos estudantes se aproximar de uma melhor vivência com o meio ambiente, incentivando mudanças de comportamento e sensibilizando para práticas que possam melhorar as condições ambientais locais e sua qualidade de vida.

2.  METODOLOGIA

        O planejamento das didáticas nos espaços educacionais deverá ser feita a cada quinze dias, nesse processo será avaliada as ações pedagógicas e de que forma vão ocorrer às atividades educativas e ferramentas lúdicas. Este processo será realizado pela parte administrativa pedagógica, expondo os planejamentos de novos projetos a serem realizados no ambiente escolar. A proposta realizada visa atender crianças de 3 a 4 anos, serão expostas as temáticas que envolvem a música como principal instrumento dentro das atividades escolares.

        De acordo com os campos de experiência da BNCC, podemos citar sobre dois especificadamente que primeiramente é o “eu”, o outro, o nós’, através das músicas as crianças poderão entender sobre o mundo individual, que são sobre os conhecimentos básicos de conhecer o corpo, expressões ente outros;

         Para o segundo campo é possível identificar “corpo, gestos e movimentos”, no momento que a atividade lúdica será realizada utilizando a sonoridade onde o grupo poderá utilizar o corpo dançando, os gestos expressando o que estão sentindo no momento brincante e os movimentos explorando o espaço expondo suas ações.

        A necessidade de um novo olhar para a educação é de suma importância, onde, deve-se envolver os educandos nas questões de sua realidade, atentando a disciplina dentro da escola, aproveitando os aparatos da tecnologia atual, tratar das conotações de perfil dos estudantes para uma melhor qualificação do ensino.

       As ações que vão ser desenvolvidas serão realizadas pelos mediadores responsáveis pelas práticas pedagógicas, escolhendo as músicas, atividade de passeio, leitura de contos, com diversas temáticas para instigar as crianças a aprenderem sobre o meio ambiente.

        Para tanto as atividades são desenvolvidas em 3 módulos

  1.  Modulo I: Concepção e cuidados com o Meio ambiente
  2.  Modulo II: Conservação
  3.  Modulo III: Meio ambiente e sociedade
  4.  Atividades:
  1. Abordagem sobre os conhecimentos pretéritos a respeito do tema e leitura de contos;

        Esse momento se iniciará com a pergunta sobre o que as crianças conhecem sobre o meio ambiente abordando inicialmente o conhecimento do grupo e aguçando a curiosidade, a posteriori será realizado a leitura de conto infantil com o tema e abertura de espaço oral para que as crianças possam se expressar diante dos novos conhecimentos (4 horas/dia);

  1. Abordagem por meio musical;

Serão utilizadas as músicas, que possam aguçar as ideias e o entendimento sobre a temática com posteriori discussão em roda de conversa (4 horas/dia);

  1. Exposição Fotográfica

Exposição de uma sequência de fotografias para a discussão sobre o meio ambiente, considerando ambientes conservados e ambientes degradados em roda de conversa, onde as crianças podem se expressar seus conhecimentos diante de cada fotografia exposta (4 horas/dia);

  1. Atividade passeio

As crianças serão levadas para um parque, centro de referências de meio ambiente ou jardim botânico próximo a escola onde possam reconhecer o que aprenderam no ambiente escolar (4 horas/dia);

  1. E por fim no final de cada atividade as crianças deverão explanar os novos conhecimentos através de sua fala e desenhos sobre a temática, onde tal qual serão avaliados.

As atividades serão repetidas para cada módulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com