TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLURALIDADE CULTURAL NA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTO

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.759 Palavras (20 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

PLURALIDADE CULTURAL NA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTO

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo.

Orientador: Prof.

STEFFEN, Kenia Regina. Pluralidade Cultural na proposta de Multiletramento. 20 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Concórdia, 2018.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo trazer maior esclarecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem qualitativo e que permita o desenvolvimento de práticas em sala de aula que envolvam o uso de textos multimodais na perspectiva do multiletramento, e que disseminem a importância do respeito e do conhecimento sobre as diversas culturas. Bem como refletir sobre a pluralidade cultural em sala de aula e sobre o uso de textos, gráficos, imagens, vídeos, linguagens corporais, jogos, ou seja, textos/práticas que apresentam linguagens variadas, sob a ótica do multiletramento. - construir uma proposta de trabalho docente de cunho interdisciplinar que desenvolva atividades relacionadas à pluralidade cultural e ao uso de linguagens verbais e não verbais

Palavras-chave: Pluralidade cultural. Multiletramento. Aprendizagem qualitativa. Interdisciplinaridade. Linguagens verbais e não verbais.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        Revisão Bibliográfica        6

2.1        QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA?        6

2.2        COMO PODEMOS ARTICULAR OS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A QUESTÃO DA PLURALIDADE CULTURAL, DO MULTILETRAMENTO DA MULTIMODALIDADE EM SALA DE AULA?        6

2.3        COMO TRABALHAR O MULTILETRAMENTO E A MULTIMODALIDADE EM SALA DE AULA?        8

3        PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE        10

3.1        Identificação da escola        10

3.2        Objetivos:        10

3.3        Conteúdos:        11

3.4        Cronograma de atividades:        11

3.5        Percurso metodológico:        11

3.6        Recursos:        15

3.7        Avaliação:        15

3.8        Bibliografia:        16

4        Considerações finais        17

5        ANEXOS:        18

5.1        Anexo 1: Letra da música atividade 1:        18

5.2        Anexo 2: questionário para atividade 2.        19

REFERÊNCIAS        20



  1. INTRODUÇÃO

O termo “pluralidade cultural” sugere que o Brasil é composto por vários povos e, consequentemente, por muitas manifestações culturais diferentes. O respeito, a igualdade, o diálogo e a solidariedade são essenciais para a boa convivência em comunidade. Por isso, esses conceitos devem ser apresentados durante a formação da identidade da criança. Ela precisa se desenvolver sabendo que o mundo é composto por pessoas de diferentes raças, religiões e opções sexuais e que isso absolutamente não influi no caráter de nenhuma delas.

É da natureza da criança observar o mundo e como as pessoas se comportam dentro dele para, posteriormente, adotar suas próprias ações diante de determinadas situações. Desse modo, pais e educadores são, na grande maioria dos casos, diretamente responsáveis pelos valores seguidos pelas crianças, bem como pela construção da sua identidade enquanto ser humano.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é função da escola abordar a pluralidade cultural com as crianças logo nas primeiras séries do ensino fundamental. Do primeiro ao quinto ano, elas estão começando a formar opiniões e a adotar valores.

O reconhecimento da pluralidade na sala de aula — de culturas, de gêneros discursivos, de meios de comunicação, de linguagens, de formas de significar — da qual tomamos conhecimento por meio das novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) é preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde sua elaboração, tem evidenciado a necessidade de repensar as propostas curriculares da educação básica brasileira. Desse modo, agrega-se aos estudos do processo de ensino/aprendizagem, o conceito de multiletramentos na tentativa de contemplar as novas configurações e interações sociais engendradas por um mundo globalizado.

Ainda, conforme aponta Rojo (2012, p.13), a noção de multiletramentos se difere da de letramentos na medida em que aquela “aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica”. Ou seja, levar para a sala de aula o conceito de multiletramentos significa contemplar o multiculturalismo e a multimodalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (320 Kb)   docx (456 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com