TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

        As escolas de hoje são de um modelo de gestão abertas, com valorização da cultura e necessidades da comunidade onde está inserida; seus gestores devem ser líderes eficazes e abertos, que que valorizem os setores da escola, e as capacidades dos que o rodeiam.

Pude vivenciar isso quando estagiei em uma escola da rede pública municipal; aconteceria ali um projeto interdisciplinar na escola toda, onde o tema de trabalho seria SAÚDE, com uma abordagem a partir de higiene corporal e cuidados com o corpo.

        A direção com as especialistas criaram o projeto, que partiu da necessidade percebida pela equipe docent nas salas de aula em relação ao tema; o mesmo foi apresentando em reunião de Módulo II; após a apreciação, foram eleitas 3 professoras coordenadoras, sendo uma para educação infantil, uma para 1º, 2º e 3º anos, e outra para 4º e 5º anos.

        O primeiro passo foi as coordenadoras planejarem o que seria visto em cada ano escolar, sendo gradativo do Pré I ao 5º ano. Em seguida, o planejamento foi então cada coordenadora com sua turma de professores, onde elaboraram os conteúdos e atividades a serem trabalhados em cada ano escolar. Cada sala ficou responsável por uma apresentação na culminância do projeto.

        Durante a execução, a gestora da escola e especialistas deram o suporte necessário às atividades do projeto, cuidando de parcerias com os pais de alunos, PSF do bairro, Vigilância Sanitária, Contadora de História, Teatro, Vídeos, Músicas que iam sendo utilizados nas salas de aula ou um momento coletivo.

        No final do projeto houve uma festa linda, com apresentação de todas as turmas e uma homenagem aos professores coordenadores, partida dos próprios professores.

        Uma escola feliz, numa gestão eficaz.

Fontes Bibliográficas:

  1. Livros da Disciplina
  2. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_utfpr_gestao_pdp_silvia_vieira_dias.pdf
  3. https://silabe.com.br/blog/gestao-educacional-como-criar-uma-escola-de-sucesso/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com