TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - O Bom e o Belo na Minha Cidade

Por:   •  16/5/2018  •  Artigo  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] Centro Universitário Internacional

Dayane Aparecida COSTA, Ru: 1548106

Hellen Fabiane dos Santos VEIGA, Ru: 1556657

PORTIFÓLIO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO—O Bom e o Belo na Minha Cidade.

Resumo: Através de pesquisas sobre o que é Bom e Belo, produzimos este trabalho com intuito de falar e mostrar as coisas belas e boas que encontramos em nossa cidade de Rio Branco do Sul e suas grandes diversidades e culturas existentes. Com bases nos nossos estudos sobre o tema e dando destaque para os grandes pensadores elaboramos este texto dando ênfase para o que há de Bom e Belo em nossa cidade.

Palavra-Chave: Rio Branco do Sul, Bom e Belo, Cidade.

   Neste trabalho, destacaremos as principais características da cidade de Rio Branco do Sul, cidade que faz parte da região metropolitana de Curitiba e que possui 32.329 mil habitantes (censo IBGE/2016). Ela é composta por diversos pontos ecológicos que dão ao dia a dia uma atmosfera rural, Outro destaque da região é a produção de cal que movimenta o comercio local e é fonte de emprego para muitos trabalhadores.

   Definir o Bom e Belo não é um censo comum, pois ao longo da história, diversos pesquisadores aprimoraram os conceitos que surgiram nos primórdios da filosofia. Não temos a pretensão com este estudo de chegar a um conceito universal do que é bom ou mau, mas entende-se a partir do filosofo Mario Sergio Cortella que somos livres para fazer nossas escolhas, ao contrário de animais que não possuem esta capacidade, ou seja, um pássaro não opta por voar, ele simplesmente realiza esta ação, pois isto já faz parte de sua natureza assim como um cão pode se tornar agressivo conforme se sinta ameaçado, por exemplo. Não podemos então dizer que um animal agressivo age fora da ética, não existe um cão mau, ou um cavalo mau, a menos que analisemos com padrões nossos, ou em outras palavras, animais não decidem qual conduta terão, apenas agem conforme seus instintos.

   Contudo, para termos uma referencia sobre o que pode ser considerado bom, usaremos a definição do professor Tiago Amorim: ”O bom esta relacionado com a construção da moral, da estética e da compaixão, a busca desses valores é uma das marcas registradas da espécie humana, e uma das mais controversas, pois a história mostra que o homem às vezes é mau por tentar impor o valor do bom, basta lembrar-se da inquisição ou de qualquer outro tipo de fundamentalismo baseado em religião”.

   A partir do ponto de vista acima, sobretudo em relação à construção da moral, o bom em Rio Branco do Sul é também encontrado no grupo de voluntários Amigos da Ponte de Rio Branco do Sul que se sensibiliza com o bem estar dos outros que se encontra em condições menos favorecidas, a estes oferecem mais dignidade por meio de doações de roupas e livros.

[pic 2]                                                                            Grupo de voluntários Amigos da Ponte de Rio Branco do sul que tem como objetivo realizar ações beneficentes na região.

   Ainda pensando em Bom como valor relacionado a construção da moral, visualizamos um comportamento que pode ser enquadrado dentro desta ideia no momento em que o grupo ajuda ao próximo.

“Todo mundo pode ser grande... porque qualquer um pode servir. Você não precisa ter diploma universitário para servir. Você não precisa concordar o sujeito ao verbo para servir. Você só precisa de um coração cheio de graça e uma alma gerada pelo amor”. (MARTIN LUTHER KING)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (395.8 Kb)   docx (293.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com