TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BOM E O BELO NA MINHA CIDADE: A PARTIR DE PLATÃO

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 9

O BOM E O BELO NA MINHA CIDADE: A PARTIR DE PLATÃO

Juliane Rimenzoski Lacerda

Regiane Cavalheiro Gomes

UNINTER

Resumo

O tema pesquisado foi o lúdico e a aprendizagem e os jogos segundo Piaget, tem como objetivo de contribuir com o aprendizado de nós futura pedagogas e educadoras, trazendo informações importantes para a prática docente. Diante do exposto, procuramos durante a realização deste Portfólio aprofundar os itens relacionados que objetivaram a realização do mesmo fazendo uso dos seguintes métodos: leitura do livro base da disciplina tele aulas, encontros semanais no PAP, pesquisas na internet e em livros. O presente estudo partiu de alguns objetivos para ao final responder qual a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e os jogos sensório-motores segundo Piaget.

Palavras-chave: Lúdico. Jogos. Criança.

O LUDICO E A APRENDIZAGEM

        Ao pensarmos na aprendizagem através do lúdico é um meio de compreendermos que os jogos e as brincadeiras sendo direcionadas de forma corretas em sala de aula podem ser de grande ajuda para um entendimento maior sobre o conteúdo a ser desenvolvido pelo professor para os seus alunos.

        Deve-se ter em mente que essas atividades contribuem auxiliando o estudo sólido das matérias, pois através da prática o aluno consegue perceber a realidade existente e o significado que precisa ser adquirido por meio de cada estudo.

        O lúdico vem ser o fortalecimento do conhecimento do estudo por meio de jogos e brincadeiras que inspiram o aprendizado e o fazem compreender de uma forma simplificada e divertida, pois com as brincadeiras a criança consegue obter um raciocínio melhor sobre o que ela está aprendendo.

"Brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas." VYGOTSKY (1994, PG.64).

        É possível entender que por meio da brincadeira a criança se libera, e se torna mais fácil a sua compreensão sobre o assunto a ser trabalhado.

        Mas é preciso salientar que mesmo a ludicidade sendo importante auxiliadora para a formação do aluno, ela ainda se encontra esquecida em muitos espaços escolares, pois muitos educadores acabam a deixando de lado, devido aos afazeres cotidianos de sala de aula.

        Assim compreende-se que é necessário que se estabeleça a valorização do lúdico nas atividades pedagógicas e que o mesmo seja observado como um recurso pedagógico na educação, pois esses recursos auxiliam a transposição de conteúdos para o mundo do educado.

        E por meio deste trabalho entenderemos como se dá o desenvolvimento e a prática da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem, em quais momentos ele se faz necessário, quais materiais devem ser trabalhados e como devem ser organizados para serem utilizados.

“A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também à conduta daquele que joga que brinca e que se diverte.” COSTA (2005 pg.45)

Ao compreender que o jogo é um recurso pedagógico pode ser selecionado algumas maneiras de trabalhar com este material, pois a prática do jogo possibilita o desenvolvimento de saberes e conhecimentos, por meio do jogo na área educacional é possível à prática do equilíbrio.

        Quando a professora utiliza do jogo em sala de aula, ou em algum momento na explicação do conteúdo, isso faz com que os alunos se sintam menos apreensivos quanto a matéria, e suas dificuldades poderão ser trabalhadas por meio dos jogos ou brincadeiras, pois quando estão desenvolvendo a atividade seus objetivos e suas ações o levam a expressões que o ajudam a superar seus limites e seus medos, pois através da disputa na hora do jogo a mente é trabalhada e com isso suas emoções e conflitos são estimuladas e superadas.

        O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre, que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. KISHIMOTO (2008, PG.37)

Pode-se definir que através das brincadeiras com jogos muitas habilidades podem ser identificadas e construídas através do conhecimento que a criança tem, e irá adquirir, pois no momento do jogo ela expressa suas limitações.

Para ser trabalhado com o jogo são necessários que se organizem materiais concretos e que saiba da sua historicidade, pois é por meio deste material que o professor demonstrara o que é cultura e o que é imaginário.  

“O jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato”.  PIAGET (1976, pg. 65)

A prática da ludicidade na aprendizagem com a utilização de jogos e brincadeiras em diversas situações educacionais é um meio de estimular as aprendizagens específicas dos alunos.

Para essa aprendizagem não é necessário que se utilize apenas o jogo, ao contrário, existem muitas formas de brincadeiras que podem ser utilizadas para se trabalhar com a criança, pois as brincadeiras podem ser feitas de forma livres em que a criança se sente em momentos vivendo na fantasia e em outros momentos na realidade.

A criança precisa se sentir livre para desenvolver sua espontaneidade para que através das brincadeiras, ela consiga lidar com as dificuldades enfrentadas em todos os momentos da sua vida, e consiga realizar seus desejos mesmo que seja por meio da fantasia.

        Proporcionar momentos de diversão para os alunos requer ter consciência das necessidades obtidas por eles, e é preciso tentar ajudá-los para que possam se liberar das suas dificuldades.

A escola é um elemento de transformação da sociedade, sua função é contribuir, junto com outras instancias da vida social, para que essas transformações se efetivem. Nesse sentido, o trabalho da escola deve considerar as crianças como seres sociais e trabalhar com elas no sentido de que sua integração seja construtiva. FRIEDMANN (1996, pg.54)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (301.7 Kb)   docx (225.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com