TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPAP EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  3.564 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO

PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

O MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Evelyn Mendes Da Silva Gonçalves    RA:1965114

Regiane Francisco Celestino               RA:1934244

                                        

Polo de Cabreúva

2021

Sumário

Tema:        3

Situação problema:        3

Justificativa:        3

Embasamento Teórico:        4

Público alvo:        6

Objetivo geral:        6

Objetivo específico:        6

Percurso Metodológico:        7

Recursos:        8

Cronograma:        8

Produto final:        8

Avaliação:        8

Referências:        9

Tema: O Meio ambiente no ensino Fundamental

Título: A importância da educação ambiental no ensino Fundamental.

A criação de consciência ambiental em muitos casos pode ser ajudada quando se é trabalhado educação ambiental, principalmente com crianças do ensino fundamental, onde muitos conceitos ainda estão sendo formados e interiorizados pelos mesmos, o que resulta em maiores chances destes se tornarem cidadãos mais preocupados com os problemas ambientais e empenhados em praticar atitudes mais sustentáveis.

        

Situação problema:

Atualmente o mundo passa por diversos problemas entre eles os ambientais, buscaremos através deste a conscientização no processo ensino-aprendizagem da inclusão de Educação Ambiental. Utilizando a influência que nós educadores temos, iremos orientar nossos alunos a terem atitudes diferentes e não cometer os mesmos erros já cometidos por nós anteriormente.

   

Justificativa:

Partindo do pressuposto de que muito se fala em degradação do meio ambiente, porém poucas atitudes concretas são efetivadas na escola, um trabalho de ação conjunta entre professores, funcionários e alunos do Ensino Fundamental, especificamente do 5° ano.


Embasamento Teórico:

        

A Educação Ambiental, no âmbito escolar, principalmente inserido no 5° Ano do ensino fundamental como instrumento de conscientização e reflexão, para que haja uma mudança comportamental, visando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Por tratar-se de um processo contínuo pelo qual o educando adquire conhecimento e informações relativas às questões ambientais e passa a entender como ele pode se tornar um agente maléfico ou benéfico ao meio ambiente, podendo interferir diretamente na degradação quanto na preservação do mesmo.
          Medeiros e
 outros (2011, p.02) ressalta a importância de tratar a questão ambiental no ambiente escolar:

A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos.

O ambiente escolar deve ser o lugar onde os alunos irão adquirir os conhecimentos e transmiti-los, contribuindo para formar cidadãos conscientes, preparados e contextualizados. Logo, ela deverá estar preparada para tratar as questões deste cunho levando o tema ambiental às propostas pedagógicas e incluí-las conforme a necessidade e a vivencia do aluno. “É uma questão de responsabilidade coletiva, que parte do individual, da necessidade que uma pessoa sente em melhorar o que está precisando ser melhorado.” (ALBUQUERQUE, 2011, p.02). 

A Educação Ambiental não deve ser trabalhada apenas em datas comemorativas ou com meras brincadeiras, ela vai muito além, deve ser aplicada como disciplina que leve a formulação e construção de conhecimento como qualquer outra. Levando em consideração que esse conhecimento adquirido levará a novos hábitos onde a sociedade se verá capaz de tomar novas atitudes diante de ações ambientais

A medida que os alunos vão crescendo passam a entender que são portadores de direitos e deveres, reconhecendo assim o seu papel na natureza como criadores de hábitos responsáveis pelas ações entendendo que as mesmas refletem no meio ambiente e na qualidade da vida do ser vivo.

De acordo com a Lei 9.795/99,

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999, art. 1º).

A comunidade deve se unir para concretizar suas ações, para que possam atingir os resultados necessários para alcançar melhor qualidade de vida no presente e garantindo também as futuras gerações. Todas as opiniões são importantes neste trabalho educacional, o aluno deve se sentir integrado e responsável por suas atitudes.

Público alvo:

A proposta é alcançar crianças de 10 a 11 anos, com o apoio dos professores do ensino fundamental. Já que o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais, sendo assim é de grande valia enfatizar a importância do cuidado com o meio ambiente.

 

Objetivo geral:

     Propomos com esse projeto, guiar as crianças para um mundo melhor, que vem se degradando cada vez mais. Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam cidadania, meio ambiente, construção de atitudes para sua preservação e o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com